top of page

Você investe em Leitura Crítica, Escritora?

Eu precisava trazer este assunto, mulher!


A leitura crítica é de extrema importância para uma obra que vai ser publicada, afinal, ela ajuda a identificar os pontos fortes e fracos da escrita, além de possibilitar sugestões para melhorias no texto. Isso pode resultar em uma obra mais atraente e bem elaborada para o público.

Este é um tipo de serviço muito importante e que vejo alguns escritores não considerarem durante a sua jornada até a publicação.



Você já enviou algum original para a leitura crítica antes de publicá-lo?


Esta é a pergunta que não quer calar, afinal, como dito, a leitura crítica é extremamente importante para um livro que será publicado, pois ajuda a identificar e corrigir possíveis problemas no texto antes que ele seja lançado ao público.



O que é Leitura Crítica?


A leitura crítica é o processo de análise de livros, com o fim de correção dos pontos necessários para que a estrutura da obra faça sentido antes de chegar ao leitor.

Personagens, conflito, enredo e demais elementos que podem compor a estrutura narrativa são analisados pelo profissional contratado pelo autor que irá lhe auxiliar nesta fase.


Mas, afinal, quem é um leitor crítico?


Um leitor crítico é alguém com habilidades analíticas e conhecimentos de literatura que é capaz de avaliar o manuscrito em diversos aspectos, incluindo a estrutura, a manipulação, a fluência, a gramática, a ortografia e a originalidade.


Ele é o profissional (ou a profissional) que poderá identificar pontos fortes e fracos do seu livro, destacando os aspectos que mais agradam ou desagradam e, assim, te proporcionar uma visão externa do seu trabalho. Dessa forma, você poderá usar esse feedback para melhorá-lo, ajustando tópicos como: o enredo, o desenvolvimento dos personagens, o estilo de escrita, entre outros aspectos.



Eis alguns itens a serem considerados, tanto pelo autor, que é quem contrata o serviço, quanto pelo profissional da área, que é contratado:


1. Segundo dados, em 2021, a autopublicação cresceu em cerca de 40%, o que mostra que o mercado literário vem buscando força;


2. A Leitura Crítica é uma profissão que deve ser trabalhada com respeito, organização, disciplina e responsabilidade, afinal, trabalhamos com uma ferramenta importantíssima: sonhos;


3. Todo esse conjunto de valores precisam estar conectados com o mais importante deles: ética.



Escritora, é importante que você entenda que:


Leitura crítica não é o mesmo que:

  1. Leitura beta;

  2. Leitura sensível;

  3. Preparação e edição de textos;

  4. Revisão textual.


Em resumo, a leitura crítica é um processo valioso para um livro que será publicado, pois ajuda a melhorar a qualidade do texto, a corrigir possíveis problemas e a entender melhor a percepção que os leitores terão do seu livro.


E aí, escritora, já contratou este tipo de serviço? Qual foi a experiência que teve?

Compartilhe aqui com a gente!


Ah, caso queira saber mais sobre o assunto, ou sobre outros tipos de serviços dentro do mercado literário, deixe abaixo nos comentários!


Beijos e até a próxima!



















20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page