top of page

A escrita não precisa ser um ato solitário!

A escrita é muitas vezes vista como um ato solitário, aquela atividade em que o escritor, a escritora, se retira para um canto tranquilo e mergulhado em suas próprias ideias. No entanto, acredito que essa visão limitada não reflete completamente a natureza da escrita e suas possibilidades.


Ok, a gente sabe bem que a solidão até possa ser um elemento presente na escrita, entretanto, ela não precisa ser a única maneira de abordar esse nosso ofício. A escrita, na verdade, não precisa ser vista como uma profissão melancólica! Pelo contrário! Ela pode se tornar uma atividade colaborativa e enriquecedora quando compartilhada com outras pessoas.

Um exemplo claro disso são os escritores que se unem em grupos de escrita, oficinas literárias... Nessas comunidades, todos têm a oportunidade de compartilhar suas obras em andamento, receber feedback construtivo e se inspirar em outros. Essas satisfações ajudam a aprimorar a escrita e a ampliar as perspectivas, permitindo que o autor se aventure em territórios desconhecidos. E isso é lindo!



E ainda há o fato de que a tecnologia também tem desempenhado um papel importante na transformação da escrita nesse sentido. Através de plataformas online, é possível conectar-se com outros escritores em todo o mundo, compartilhar textos, discutir ideias e até mesmo coescrever projetos. Essa interação virtual rompe, além do tabu de uma escrita solitária, as barreiras geográficas, o que permite que os escritores se conectem a uma comunidade global, expandindo seus horizontes literários.


Outro aspecto a ser considerado é a influência e o impacto que as redes sociais têm sobre a escrita. Ao conversar com outras pessoas, seja em uma conversa casual ou em um debate acalorado, somos expostos a diferentes perspectivas e experiências de vida.


Em resumo, a escrita não precisa ser um ato solitário. Ao compartilhar nossas palavras, nossos pensamentos e a nossa voz, colaboramos com outros escritores, abrimos portas para novos horizontes literários, e expandimos nossa criatividade. Seja em grupos de escrita, oficinas literárias ou através da interação online, a colaboração e a troca de ideias podem elevar a nossa escrita a um novo patamar. Então, vamos nos abrir para essa experiência e descobrir o poder da escrita coletiva.


E aí, o que acha?

Como é a sua relação com outros escritores por aí a fora?


Ana Claudia




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page