top of page

Como escrever uma boa sinopse em 5 passos bem simples

Eu estava elaborando meu romance que está para ser lançado e me deparei com uma espécie de assombro para escritores: como escrever um boa sinopse!

Por isso, hoje vim compartilhar da minha experiência com vocês, que se sentem frustrados quando não conseguem atingir a meta de deixar os seus leitores instigados já nessa etapa de reconhecimento da obra (ops! Acho que sem querer já dei a primeira dica!). Vamos lá!



"Como você descreveria sua história em uma única frase?" Esta foi uma pergunta que, no início da minha carreira, assustou bastante. Mas uma boa sinopse parte daí, eu devo te dizer!


Antes de mais nada, todo escritor, toda escritora, deve ter em mente que uma boa sinopse precisa ser concisa, direta ao ponto , evitando todo e qualquer excesso de detalhes ou revelações que possam estragar a experiência de leitura. Nada de spoilers por aqui, viu??


Primeiro passo - Identifique o núcleo da sua história


A gente sabe que todo bom escritor, ao iniciar o planejamento de sua próxima história, já deve ter em mente alguns pontos que serão importantes para a sua trama. Então, aqui a dica é: faça um resumo do núcleo da história em uma ou duas frases. Mas como, Ana? É fácil! Há umas perguntinhas básicas que a gente pode se fazer para ajudar:


Quem é o protagonista da minha história? Qual é o conflito central? E qual é o objetivo principal? Com essa base, você já consegue começar a construir a sua sinopse.


Segundo passo - Apresente o Cenário


Descreva o cenário ou o mundo em que a sua história se desenrola. Será um lugar específico? Uma época histórica? Ou um contexto único que acrescenta profundidade à sua narrativa?


Em "Admirável Clarice", por exemplo, o meu romance de formação, a personagem central, Clarice, cresce em meio aos pomares de laranja. Esse é o cenário em que ela passa quase toda a sua infância.


Terceiro passo - Introduza os Personagens Principais


Pense comigo: não dá para apresentarmos uma história aos leitores sem que os principais personagens também o sejam. Concorda? Diga seus nomes, as suas características essenciais e, também as suas motivações durante a trama. Esses elementos são relevantes para o desenvolvimento da história e vão deixar um gostinho de curiosidade a quem estiver lendo sua sinopse.


Quarto passo - Destaque os Conflitos e Obstáculos


Como na vida real, seus personagens precisam passar por conflitos, assim, na sinopse da sua obra, explique aos seus leitores quais são os principais obstáculos e conflitos que os personagens enfrentam em sua jornada.


Quinto passo - Conclusão e Perguntas Em Aberto


Seguindo os quatro passos acima, enfim é chegada a hora de você encerrar a sua sinopse! Termine seu trabalho fornecendo algum indício do resultado da história. É óbvio, caro escritor, cara escritora, que você não precisa revelar todos os detalhes, mas tente criar um senso de curiosidade ao final. Isso fará com que os leitores queiram saber, comprando, por fim, a sua obra.


Dica Bônus:


Evite dar muitos detalhes da sua obra na sinopse. Seguir as etapas acima pode até parecer que você estará criando algo grande, mas, ao colocar cada passo em prática, verá que ficará, como dito no início deste artigo, algo sucinto e conciso. Foque nos pontos mais impactantes da sua história. Ao final, pratique e revise-a para garantir que ela capte a essência do seu trabalho de maneira envolvente e convincente.


E aí, já usava essas dicas?

Qual ou quais vai passar a inserir na sua rotina de escrita?

Você teria uma dica nova para me passar?


Beijos da Ana!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page