top of page

ELENA FERRANTE É INSPIRAÇÃO COM SEUS ROMANCES DE FORMAÇÃO

Desde que lancei Admirável Clarice , leitores me perguntam por quê classificá-lo como romance de formação.

Então, hoje eu vim aqui para te explicar direitinho!


Segundo o Blog Letras.com,


o romance de formação é aquele cuja narrativa se dedica a acompanhar um período de transição da vida de uma personagem - não meramente entre a infância, a juventude e a idade adulta, a velhice mas sua transformação psicológica e crítica que lhe defina um antes e um depois na sua existência.

Aliás, essa é uma forma romanesca que tem ganhado cada vez mais público, graças à Elena Ferrante e sua belíssima trilogia napolitana.



Em Admirável Clarice, conto a história de Clarice, minha avó, personagem da vida real, e toda a sua trajetória, desde a infância, quando perde a mãe aos três anos de idade e precisa trabalhar nas lavouras de laranja em Itaboraí, município do Rio de Janeiro, no início do século XX.

As vivências da personagem são relatadas desde a infância, passando pelas situações da adolescência, até a fase adulta, chegando, por fim, na velhice.


Sinopse:


Clarice perdeu a mãe aos três anos. A locomotiva que passava todos os dias carregando cimento era o seu despertador todas as manhãs, quando ela, ainda tão pequena, precisava se arrumar para trabalhar entre as lavouras de laranja em Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro. E era lá, por entre o cheiro cítrico, misturado à amarelidão das laranjas, que Clarice cresceu tendo de lidar com seus sentimentos, a perda de sua mãe, a tristeza que causava a ausência de seu pai e uma vontade grande de estudar.

Foi lá, no amarelo cítrico dos pomares de laranja, que Clarice aprendeu a ser madura, a ser resiliente, e buscar, por si só, a felicidade que insistia em persegui-la.

 

Para falar a verdade, nunca me imaginei escrevendo um romance de formação, contudo, a experiência foi linda e ao mesmo tempo, em algumas vezes, assustadora, afinal, é a história da minha avó, alguém que amo, respeito e também tive a preocupação de preservar, ao passo que também queria encantar aos leitores. E tenho conseguido!


E aí, vocês já conheciam o significado de romance de formação?


Já chegaram a ler sem ter esta consciência do que estavam lendo? Quando eu li A Amiga Genial, por exemplo, não tinha a noção de que estava endo um romance assim. Gostei muito e hoje penso em ler a continuidade, até mesmo não só como entretenimento, mas como aprendizado dessa que é uma das precursoras da atualidade nessa categoria de romance.


Já leram alguma obra da autora?

E Admirável Clarice, chegou a ler?

O que achou?


A gente vai se falando!

Beijos da Ana!



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page