top of page

Ser mãe, ser escritora? Dá para conciliar?

Ok, eu sei bem, e por experiência própria, que esse assunto é motor de crise existencial de muitas mulheres. Ser mãe e conciliar a carreira de escritora na literatura pode ser um desafio, mas sim, é possível encontrar um equilíbrio entre essas duas importantes áreas da vida.

Hoje eu tenho uma filha incrível, mulher linda e que é a principal ferramenta de apoio em minha carreira de escrita, contudo, nem sempre foi assim.

Eu demorei a me afirmar neste espaço porque não tinha uma consciência formada sobre aquele meu embate, via mais os problemas, as dificuldades em conciliar tantas coisas ao mesmo tempo do que sentir a beleza de ser mãe e de lançar meus escritos mundo afora. Mas eu respeito esse meu tempo das coisas!

Entretanto, muitas de vocês sofrem com isso (talvez eu sequer tivesse tido a consciência desse sofrimento! E que bom!).


Então, para você, mulher amada, que está vivendo um processo parecido, ou conhece alguém que esteja passando por um tipo de vivência semelhante, eu quero provar que dá para escrever e viver as alegrias da maternidade através de histórias de escritoras famosas, e que também viveram dilemas como os nossos simplesmente pelo fato de serem mulheres, mães e ansiosas por trazerem seu lugar de fala ao mundo pela escrita.

Preparem a bagagem!





“Eu não queria que meus filhos sentissem a mãe-escritora, mulher ocupada, sem tempo para eles. Procurei que isto nunca acontecesse. Eu sentava num sofá, com a máquina de escrever nas pernas e escrevia. Eles, pequenos, podiam me interromper a qualquer momento. E como interrompiam”, contou Clarice a Edilberto Coutinho no livro Criaturas de Papel.





Joanne Rowling, mãe solteira, desempregada e buscando um lugar ao sol. Sabe de quem estou falando?

J.K. Rowling! Isso mesmo!

Enquanto escrevia seu primeiro livro em pubs ingleses para se aquecer no inverno, sempre levava sua filha mais velha, Jessica, em seu carrinho.

Muitos foram os percalços na trajetória dela, que hoje é escritora mundialmente reconhecida e autora de uma das séries de livros de maior sucesso na história, afinal, quem nunca ouviu falar ou leu sobre as aventuras do jovem bruxo Harry Potter?

J.K. Rowling é mãe de 3 crianças, Jessica, David e Mackenzie.


Carolina Maria de Jesus é um perfeito exemplo de força de vontade dentro das adversidades da vida.

Com seus três filhos – João José de Jesus, José Carlos de Jesus e Vera Eunice de Jesus Lima – residiram por um bom tempo na favela do Canindé.

Sozinha, vivia de catar papéis, ferros e outros materiais recicláveis nas ruas da cidade, ofício esse que na ocasião era a sua única fonte de renda.

Leitora voraz de livros e de tudo o que lhe caía nas mãos, já seria de se esperar que logo acolheria o hábito de escrever. Assim iniciou sua trajetória, passou a registrar nos cadernos que recolhia do lixo o seu cotidiano, o que deu vida à sua obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.


Aline Munro, escritora canadense, ganhadora do Nobel, só publicou seu primeiro livro de contos aos 37 anos. Sempre disse que escrevia contos em vez de romances porque era o que conseguia durante as sonecas que seus filhos tiravam após o almoço.

Atualmente é dona da livraria mais famosa de seu país e de uma das carreiras mais respeitáveis da literatura de língua inglesa.

É autora de diversos livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas. Recebeu numerosos prêmios literários ao longo de sua carreira, incluindo o Nobel de Literatura, em 2013, ano em que pela primeira vez o prêmio foi destinado a um escritor especializado em contos.



Para fechar, eu precisava trazer uma frase que mexeu muito comigo, por esta já ter sido a minha realidade um dia:


“Deixava-os na escola e voltava correndo para casa para escrever".




Frase de Edna O'Brien, romancista irlandesa que sempre trouxe em suas obras a realidade e a ênfase nos sentimentos femininos relacionados a questões masculinas na sociedade como um todo.






Qual mulher nunca se identificou com uma situação parecida?



Então, escritora, o ponto aqui não é você pensar que está construindo uma carreira em meio a dificuldades solitárias, mas que todas nós já passamos ou iremos passar por alguma questão que achemos que poderá nos tirar da rota. Mas este também não seria o ponto, mas que seus filhos com certeza farão parte de uma linda jornada sua, assim como a Mylena está na minha!


Se organize!

Adeque sua rotina de escrita e envolva sua família no seu processo criativo.


Lá no Café com Leitura também saiu um post super interessante para te ajudar a conciliar a sua carreira de escritora com a dádiva de ser mãe!


Até a próxima!










bottom of page