top of page

Desvendando os Segredos de uma Rotina de Leitura Simples e Agradável

Como criar uma rotina simples, 5 segredos para uma rotina de leitura leve para você conseguir ler com prazer e sem pressão.




Você já se perguntou como algumas pessoas conseguem manter uma rotina de leitura regular, mesmo com um estilo de vida agitado? A chave está em descomplicar e tornar esse hábito prazeroso e acessível.


Neste artigo, compartilharei com você cinco segredos para criar uma rotina de leitura simples e leve, que se encaixe perfeitamente no seu dia a dia.

Vamos lá!


1 - Encontre o seu momento ideal


Reserve um tempo do seu dia em que você se sinta mais relaxado e receptivo à leitura. Pode ser pela manhã, antes de dormir ou até mesmo durante uma pausa para o almoço. Descubra o momento que funciona melhor para você e faça dele um hábito.


2 - Defina metas realistas


Esse ponto é importantíssimo! Aliás, em qualquer plano de organização na vida.

Não se sobrecarregue com metas de leitura impossíveis de alcançar. Comece com objetivos modestos, como ler 10 páginas por dia, e ajuste conforme necessário. O importante é criar um ritmo constante que seja confortável para você.


3 - Escolha livros que despertem seu interesse


Eu sou uma pessoa que me adequo melhor com leituras mais curtinhas. Já há aqueles que amam calhamaços! Não que eu não ame, mas com a rotina acelerada que tenho, consigo fluir e me sentir melhor com livros que me auxiliem a progredir enquanto leio.


A chave para manter uma rotina de leitura é encontrar livros que realmente cativem sua atenção. Explore diferentes gêneros e temas até encontrar aqueles que você realmente ama. Quando você se sentir conectado com o conteúdo, a leitura se tornará natural e prazerosa.


4 - Integre a leitura à sua rotina diária


Para mim, essa conexão com os livros é algo delicioso! Mesmo que eu não tenha certeza se conseguirei ou não ler, estou sempre com livros a postos na bolsa, no carro... no Kindle ou aqueles que a gente quer folhear, sentir o cheiro das páginas!


Encontre maneiras de incorporar a leitura ao seu dia a dia, seja durante o trajeto para o trabalho, enquanto espera por compromissos ou antes de dormir. Transforme momentos de espera em oportunidades para mergulhar em um bom livro.



5 - Faça da leitura um momento de prazer!


Desligue-se das distrações, encontre um local tranquilo e mergulhe na história. Aproveite o tempo dedicado à leitura como uma pausa relaxante do mundo exterior. Permita-se perder-se nas páginas e deixe sua imaginação voar!


Que tal sair da sua zona de conforto e ler num Café, ou numa praça próximo à sua casa?

Na pandemia, por exemplo, quando eu não aguentava mais estar dentro de casa, eu ia para a garagem do condomínio onde moro, e lia dentro do carro, ou no jardim...





Você tem algum lugar preferido para os seus momentos de leitura?


Eu amo ler na cozinha, pertinho do meu café!


Criar uma rotina de leitura simples e leve não precisa ser uma tarefa árdua!


Com esses cinco segredos em mente, você estará no caminho certo para desfrutar dos muitos benefícios que a leitura pode oferecer. Comece hoje mesmo e descubra o prazer de se perder em um bom livro!


E aí, gostou dessas dicas?

Compartilhe nos comentários qual é o seu segredo para uma rotina de leitura eficaz e prazerosa! Estou louca para saber!


Um beijo e até a próxima!





bottom of page