Quem nunca passou por sentimentos de insegurança durante o processo de escrita?
Iniciante na jornada de escrita ou não, fato é que, se não trabalharmos com autoconhecimento, a insegurança com certeza irá nos assombrar, impedindo ou adiando as histórias que queremos colocar no mundo.
Neste artigo, vou te ofertar cinco estratégias para você burlar a insegurança e colocar em prática a sua escrita.
Vamos lá!
1. Defina Metas Realistas:
Estabeleça objetivos alcançáveis para evitar sobrecarregar-se e gerar autocrítica excessiva. Quando a gente se coloca metas que são completamente fora da nossa realidade, com a incapacidade de resolução, vem a frustração.
2. Aceite a Imperfeição:
Entenda que o primeiro rascunho não precisa ser perfeito. Na verdade, ele nunca será! Aperfeiçoar vem com a revisão, além da prática, do trabalho de moldar, estruturar o nosso olhar enquanto escritor (a).
3. Crie uma Rotina:
Estabeleça um horário regular para escrever. A consistência constrói confiança e ajuda a superar a procrastinação. Sem rotina, você provavelmente não chegará a lugar algum.
Se você tem consciência de que a escrita lhe será um trabalho, você precisa inseri-la de alguma maneira no seu dia a dia.
Lembre-se: com metas alcançáveis, mas fazendo o que precisa ser feito, ou seja, escrever.
4. Compartilhe com Confiança:
Compartilhe seus escritos com pessoas de sua confiança para obter feedback construtivo e ganhar mais confiança.
5. Celebre as Pequenas Conquistas:
Reconheça e celebre cada passo, por menor que seja. Isso reforça o hábito e aumenta a autoconfiança.
A gente tende a se comparar, olhar e achar que a grama do outro está mais verdinha que a nossa, não é verdade? Entretanto, tem algo que é muito individual na vida e na carreira de cada um, e isso se chama pro-ces-so!
Cada um tem o seu processo, as suas experiências, a sua rotina, de trabalhar a terra, plantar, regar, cuidar diariamente do seu jardim, até que ele floresça, fique viçoso e crie raízes. Conseguiu compreender a analogia??
Aceite o seu processo, seja grato e celebre cada palavra, cada linha, cada parágrafo da sua escrita!
E aí, como você fez/faz para romper com a insegurança na hora de escrever?
Me conta aqui!
Um beijo e até a próxima!
Comments