"O celular apitou em minha mochila. Repetidas vezes. Estava sentindo o estômago revirar. Não conseguia relaxar. Era como se houvesse um letreiro gigante de neon em minha testa piscando a palavra GRÁVIDA."
Oi, gente! Como estão? A resenha de hoje eu confesso que já estava devendo tem um tempinho e, sinceramente, não via a hora de conversarmos, já que aborda um tema que teria tudo para ser pesado, entretanto, os autores nos apresentam com certa leveza. Venham conferir!
Título Original: Des - Grávia (Quando a Vida Inteira Cabe Em Um Dia)
Autores: Jenni Hendriks e Ted Caplan
Ano: 2020
Páginas: 256
Editora: Faro Editorial
Sinopse
Escolha era apenas o começo de uma jornada. Veronica Clarke nunca foi reprovada num teste e nunca desejou isso. Até agora... Aluna exemplar, aos 17 anos, ela parece ter uma vida perfeita: um namorado apaixonado, pais que se orgulham dela e uma vaga na universidade dos seus sonhos. Mas, pela primeira vez, um resultado de positivo não lhe parece algo bom. Ao fazer um teste de gravidez, Veronica se descobre grávida e fica em pânico ao ver seus planos de futuro irem por água abaixo. Desesperada, ela decide realizar um aborto.
Com medo de enfrentar julgamentos, Veronica encontra uma aliada improvável... a rebelde Bailey Butler, sua ex-melhor amiga, é a única com quem ela pode contar. Para tentar realizar o procedimento, as duas partem em uma viagem de mais de três mil quilômetros, em meio a loucuras, risadas, cumplicidade e discussões que reabrem cicatrizes que precisam arder antes de, talvez, serem curadas.
Talvez um teste positivo seja o menor dos problemas. Talvez o percurso seja mais importante. Talvez aprender a rir da vida e não levar tudo a sério seja um caminho. Será?
Veronica Clarke não poderia jamais imaginar uma gravidez inesperada!
Em desespero, alia-se àquela que jamais imaginaria um dia apoiá-la: sua "ex-amiga" Bailey, que é justamente o seu oposto, mas que inusitadamente, de maneira um tanto cômica, a auxilia numa jornada completamente louca.
Des-Grávida traz assuntos relevantes, como gravidez na adolescência, aborto e amizades.
De possível história séria, a uma narrativa fluida, em algumas ocasiões é engraçada e muito dinâmica o tempo inteiro.
"E, de mãos dadas, começamos a caminhar sobre as folhas secas."
O ápice da história tem início quando Veronica opta por realizar um aborto e elas acabam viajando até o Novo México, passando muitas aventuras, o que traz comicidade e ação contínua à história de Jenni Hendriks e Ted Caplan, que aliás se tornará filme da HBO.
Sobre seu "namorado perfeito", surpreendentemente é Bailey que a afirma, mesmo observando-os de longe, que o jovem não o seria.
Pelo contrário, ao longo da viagem, passando por percalços, Veronica vê que sua parceira de aventura estaria certa, e passa a enxergá-lo, talvez, como alguém não muito confiável.
"― Eu deveria ser capaz de caminhar pela rua e dizer: 'Oi, meu nome é Veronica, meu namorado é um idiota, aqui estão meus 500 dólares; ...' "
Em primeira mão, o que muito me chamou a atenção logo que vi a premissa desse lançamento da Faro Editorial foi justamente a curiosidade por ter acesso à escrita de Jenni Hendriks e Ted Caplan que, como afirma-se na capa, são os criadores da série que levo para a vida: How I Met Your Mother.
Eu fiquei em êxtase com a possibilidade dessa leitura e admito que não me arrependi.
"Será que valia a pena arriscar tudo? Pela primeira vez na vida, não conseguia pesar os prós e os contras, não conseguia avaliar todas as consequências, não conseguia manter os fatos de modo lógico, racional e frio, ordenando-os harmoniosamente em minha cabeça. Porque, no fim das contas, nem sequer era um questão de escolha."
Notei a ficção, mesmo que espontânea, como uma espécie de roteiro, o que de fato até seria, afinal.
Contudo, em momento algum realizei a leitura sentindo-a arrastada ou cansativa, pelo contrário, só me dei conta dessa percepção de ser o script de um filme ao concluir a análise e degustação da obra.
E aí, já leram?
Eu simplesmente adorei a proposta e super indico!
Beijos Literários!
Olá! Li sua resenha sobre o livro Por Lugares Incríveis e me apaixonei. O livro possui post its com algumas frases? Vi na Amazon que sim
ResponderExcluirOlá! Boa noite! Que alegria por ter você aqui! Bom, que eu me lembre, o protagonista usa post its, o que a gente visualiza bem na adaptação da Netflix. Na obra, Finch traz citações próprias e muitas de Virgínia Woolf, o que me fez ficar apaixonada pela autora! Que bom que você gostou da resenha! Grande beijo!
ResponderExcluirAdorei a resenha deste livro. A gravidez (especialmente na adolescência) é sempre um tema complexo e cercado de dúvidas, expectativas e medos. O aborto, em muitos lugares ainda é um tabu, apesar de ser questão de saúde pública e, para uma garota de 17 anos, essas questões devem ter levado a um crescimento/autoconhecimento enormes. Fiquei curiosa!
ResponderExcluirAbraços