MARATONA DE MAIO COM O INTERATIVE-SE! #DIA05

Olá, como vão? 
Bora para mais dicas literárias na Maratona de Maio com o grupo Interative-se?!😉

No quinto dia da Maratona, fomos instigados a falarmos de lugares que gostaríamos de conhecer e que tenham sido ambientados em alguma trama.

Na verdade, eu tenho três! 🤩
Vou lhes apresentar!



No ano passado, li o livro "A Viúva de Safira", que inclusive tem resenha aqui no blog.

Éuma história belíssima, de Dinah Jefferies, publicada pela Editora Paralela, e que recebi através da parceria com o Time de Leitores da Companhia das Letras. Eu fiquei apaixonada!

A narrativa mostra o Ceilão inglês do começo do século XX, numa rica colônia do sul da Ásia. A forma, muitas vezes um tanto rústica, com que a autora descreve aquele espaço me aguçou, na ocasião da leitura, o olfato e a imaginação, de maneira que a tenha me prendido de cara.



O outro livro que eu li recentemente, e também tem resenha e diversas divulgações no meu Instagram, além de aqui no blog, me fascinando e me fazendo querer conhecer o local onde a trama fora ambientalizada é "Anne de Green Gables".

A edição que li recebi da Editora Coerência, e está incrivelmente perfeita!

Mas, voltando à localidade, L.M. Montgomery nos encaminha até a Ilha do Príncipe Eduardo exatamente conforme a menina Anne tão lindamente nos descreve, colorida, feliz, poética…
...me fez imaginar as cores, cheiros e todas as sensações possíveis de uma bela descrição, que é uma coisa que me encanta!



Para terminar, de uma forma mais próxima da nossa realidade, porém totalmente avessa ao que trouxe aqui (um romance histórico e um clássico da literatura estrangeira), eu trago um livro que comprei na Bienal do Rio do ano passado e que muito me atraiu, tanto, também pelas descrições, e ainda pelo fato de serem contos que tenham como "pano de fundo" o local onde fora construído o Edifício Joelma. É o livro "Vozes do Joelma", publicado pela Editora Faro.

Gente, eu sempre quis conhecer e entrar nesse espaço! Podem acreditar! E digo que quando for à São Paulo, se for preciso, vou desviar minha rota e conhecer esse local. 😅

Esse livro está maravilhoso e tem, aqui e no canal, um super diário de bordo.



Bom, minhas escolhas são essas. O que acharam?
Bora conversar!

Beijos Literários! ❤️☕❤️

3 comentários

  1. Tenho muita vontade de ler Vozes de Joelma, mas, confesso que fico com receio...
    Ah! Quando estiver em SP me avise, vamos tomar um café!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu passei em frente ao edificio Joelma que mudou de nome e se cham Edificio Praça da Bandeira E algumas vezes. O engraçado é que nunca me lembro da história quando passo por lá. E tem tantas lendas a respeito dele. rs

    ResponderExcluir