AINDA SOBRE O "CAFÉ" ...

Olá, como vão?
Espero que bem! 
Na verdade, faz tempo que gostaria de levar esse papo aqui com vocês e só venho adiando.

Bom, em 2018, quando dei início ao Projeto Literário Café com Leitura Blog, queria sim falar de livros regados a boas xícaras de café, assim como coloquei lá, em 07 de março desse mesmo ano, que umas das minhas intenções seria ousar neste espaço, dando atenção especial  à "... minha necessidade interior  de colocar para fora o que penso, o que me entristece, o que me faz sorrir, ou simplesmente refletir..." (trecho retirado do texto da ocasião).

Só para vocês atualizarem-se um pouquinho,  em 2018, esse meu cantinho era assim:


Um ano depois, com nova roupagem e seguindo aos dias atuais, está assim:



Entretanto, pela frase que cito, analiso que uma das minhas metas, que era escrever, de certa forma, ficou para trás. 

"Café", como carinhosamente alguns começaram a chamar e eu acabei adotando também, começou a crescer, em parceiras, em projetos literários, em objetivos a serem alcançados, assim como em junho de 2019, com um desafio imenso que me propus de 2018 para aquele ano: colocar no ar o canal Café com Leitura, por Ana Claudia de Angelo, que em menos de um ano tem crescido significativamente, o que sou grata.



Desde que tudo começou, muitas foram as experiências (mais positivas do que negativas!). Muitos bate-papos, dicas literárias, eventos, resenhas diversas, alguns desabafos, porém poucos para o meu objetivo inicial...

Quando iniciei o projeto, não tinha em mente a busca incansável por parcerias com editoras (o que até tenho hoje, e sou grata! Não estou me queixando, de maneira alguma!), mas queria falar de boas leituras, interagir e, como disse, escrever. 

Es-cre-ver!


Isso ficou um tanto apagado, a não ser pelas resenhas que lhes ofereço, como uma das formas de propiciar bons conteúdos e opções literárias. Até que comecei a participar de algumas antologias (participei de três entre 2018 e 2019, além de ter sido convidada a escrever o prefácio do livro A Era do Abismo - As Crônicas do Éden, do escritor, parceiro e, hoje amigo, Bernardo Stamato, que foi lançado na Bienal do Rio, tendo sido um dos mais vendidos no estande da editora Pendragon). 



Com isso, o que havia em mim quando tudo começou (e talvez desde muito antes), foi pungindo de novo, me mostrando que deveria assumir, gradativamente, com humildade e respeito, essa relação que sempre tive com as palavras (como sempre digo, as coisas vão se delineando!).

Dessa forma, este ano, nesta nova apresentação do blog, já há um plus: o ícone "Meus Escritos", por sugestão de uma parceira da ocasião e ainda profissional da área de design, tornou-se "Café com Escrita". E eu confesso a vocês a minha gratidão a ela por essa brilhante inspiração, que se delineia em meus objetivos para este momento. É válido afirmar que ainda há o que transformar nesse espaço que tanto amo, todavia, sem perder a essência da proposta original.

Assim, desde dezembro do ano passado, ao traçar as minhas metas literárias para 2020, esta nunca poderia ficar de fora. Contudo, o (re)organizar da rotina me fez ir protelando, além de algumas outras atitudes, como:

  • buscar estar retomando o hábito da escrita com a minha própria identidade, que quem  me conhece e me acompanha já até sente um pouco a essência; 
  • o estar estudando para tal;
  • me colocar a conhecer projetos de quem já esteja inserido neste meio, não com a intenção de cópia, mas de inspiração;
  • além inserir-me em projetos pessoais que encaminham e encorajam esta vontade tão grande de "brincar com as palavras", que coloco na minha apresentação aqui no blog.


O que eu quero, afinal?

Dizer que me acompanhem daí, como sempre digo no canal, pois a partir de agora, vez ou outra, haverá um texto meu por aqui a ser compartilhado com vocês, como forma de prática desse hábito que tanto amo. 

Não será algo diário, mas quando houver possibilidades (nada sob pressão!), espero sinceramente que os atinja de maneira bonita e proveitosa, para que possamos estar dialogando com os sentimentos.

Assim, eu vos digo que finalmente é chegada a hora de expressar àqueles que estão sempre por aqui, assim como aos que estarão chegando, que esse é o meu momento de finalmente enfrentar o tal "medinho" de todos que escrevem, e triunfar!

É chegada a hora finalmente de pôr, definitivamente, "a cara a tapa", mesmo sabendo que nem sempre agradamos, algo natural e que precisamos aprender a lidar, não somente no meio literário, mas na vida.

É chegada a hora de trazer à tona: sentimentos, pensamentos, sonhos e pesadelos que me assombram, e que me encantam, que me fazem rir e chorar, aflorar as emoções, as que sempre guardo, seja aqui, nos rascunhos do blog, ou em cadernos, apps, bloquinhos e post-its!

Beijos literários!

46 comentários

  1. Ahhh lindo o seu cantinho e sua história. Espero mesmo que consiga tirar todos os pensamentos da cabeça e colocar no papel. Nós sabemos como a vida de blogueiro consome a gente apagando até o que a gente queria de fato. Mas sucesso pra ti. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pelo retorno! Estamos sempre envolvidos em projetos mil, mas a vontade de sair da zona de conforto é grande! Aqui, os ajustes vão continuar a acontecer por esse ano! Grata!Grande beijo!

      Excluir
  2. Que bacana isso!!
    O blog cresceu e trouxe muitas coisas boas. E essa é uma boa notícia.
    Todo sucesso nessa nova etapa e escreva sim. Sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, amiga! Simmm, ele está crescendo e sua contribuição aqui é imensa, desde o início, o que sinto gratidão! Muito obrigada! Juntas, sempre! Bjs

      Excluir
  3. Li seu texto pensando em quantas vezes perdemos de vista nossos objetivos e as coisas que gostamos de fazer. Fico feliz por você ter se "reencontrado" e decido compartilhar aqui no blog essa sua vontade de escrever e, claro, seu textos. Tenho certeza que será uma fase de muito sucesso e estou curiosa para conhecer seus escritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Sim, é verdade! Nos perdemos no caminho mesmo e tem horas que é muito importante parar e reavaliar, ver para onde estamos indo, se esse caminho nos será providencial, se condiz com nossas metas..Enfim, Sobre minhas escritas, muitos devaneios de quem ama amar e brincar com as palavras! Aguarde ;)! Bjs!

      Excluir
  4. Oi Ana, parabéns pelo blog com tantas conquistas e sucesso na nova empreitada! Vou amar ler seus textos, tenho certeza que vão enriquecer ainda mais esse espaço tão bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pelo carinho e visitas constantes por aqui, na minha humilde residência! E sim, espero que goste das minhas aventuras! São textos simples, já andei me arriscando! Te espero sempre por aqui! Bjs carinhosos!

      Excluir
  5. Não sabia que sua ideia inicial era ter textos autorais. Infelizmente nem tudo acontece do jeito que gostaríamos e acabamos deixando alguns planos para trás. Mas fico muito feliz que você tenha decidido retomar o projeto inicial. Espero que dê certo, até porque já publicou algumas vezes, =).
    Faça no seu tempo, quando estiver inspirada, e seja feliz nessa nova fase e retomada de projeto. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eram sim! As coisas vão se redirecionando, e muitas vezes a gente segue a trilha numa boa, outras vezes, sentimos que falta algo, o que tem acontecido por aqui. Vamos ver no que vai dar! Eu sei que vou amar!Espero que vocês também!;) Bjs

      Excluir
  6. Oi. Espero que você consiga retornar ao desejo inicial para trazer para nós um pouco mais de sua identidade e intimidade de certa forma. O que você descreve, também aconteceu comigo, por um tempo, fiquei muito presa em parcerias e esqueci meu ideal inicial, principalmente com a poesia, então, parei um pouco, respirei e voltei para o que desejava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, você pegou no ponto! Quem escreve traz mesmo certa marca de identidade, e inclusive de intimidade. Adoro minhas parcerias, mas deixar de lado as palavras que traço me incomodou. Que meu respiro seja, como eu mencionei em um dos primeiros textos que coloquei aqui no blog, de felicidade! Bjs!

      Excluir
  7. Oi Ana Cláudia. Estou passando aqui e conhecendo seu espaço acredito que pela primeira vez.
    Definitivamente manter ativo os seus sonhos e projetos é o primeiro passo para as coisas caminharem e finalmente, acontecerem.
    Eu torço por seu sucesso. Se você tem esse dom da escrita (algo que me falta), use e abuse do seu cantinho especial para isso. Vá treinando muito, e nos fazendo conhecer seu estilo, bem como os gêneros que gosta.
    No mais... todo sucesso do mundo pra ti.

    Beijão


    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Espero que tenha se sentido confortável! ;) Seja bem-vinda! Grata pela carta de credibilidade, viu? Em breve (ainda essa semana!) já terá algo! Bjs

      Excluir
  8. Oi Ana. Projetos são para serem feitos, reelaborados, mas nunca esquecidos. Que bom que retomou seu objetivo original. Mesmo com dificuldades, se é um sonho seu, escreva mesmo... estaremos aqui para ler e apoiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maisa! Você está certíssima! Muito obrigada, de todo coração, pelo apoio! Bjs

      Excluir
  9. É muito bom quando nos voltamos para nos mesmos e nossa essência e tomamos resoluções que vão nos deixar mais conectados com nossa natureza. Boa sorte nos novos projetos, espero que, acima de tudo, te façam feliz!
    Abraço
    Liv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liv! Grata pela credibilidade! Que você possa estar de volta no meu cantinho e se conectar! Bjs

      Excluir
  10. Ah, que maravilhosas essas palavras! Fico tão feliz por você em ver esse crescimento seja do seu blog ao longo dos anos e do seu canal também. E agora, com essa iniciativa linda em resgatar essa sua essência de brincar com as palavras, a escrita! Achei perfeita essa ideia do "Café com Escrita"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida parceira! E sou grata por essa confiança e por esse carinho! Você me ajuda tanto! Isso me move, pode ter certeza! Grande beijo!

      Excluir
  11. Olá!
    Que incrível ver a evolução do seu blog, gosto muito do seu layout e do conteúdo. ❣️
    Achei ótima a ideia de café com escrita.
    É muito bom as vezes parar e olhar para vermos tudo o que já fizemos e conquistamos. Parabéns pelo blog😍
    Fico feliz que esteja retomando à escrita, nada melhor do que fazermos o que gostamos.
    Beijos,
    Subsolo da mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, muito obrigada! Ver a evolução em dois anos, já renovando o domínio, que ganhei de presente da minha filha de Dia das Mães em 2018, como uma forma de experimentar, e não querer mais largar, fazer crescer e retornar às origens me é fabuloso mesmo! Sinto que estou caminhando pra frente, sabe? mesmo com tropeços, o que é natural, mas caminhando pra frente! Grata pelo carinho! Bjs

      Excluir
  12. Oi, Ana. Que bacana ver o desenvolvimento de seu projeto render bons frutos. Parabéns e que seu sucesso aumente.

    ResponderExcluir
  13. Oi, muito obrigada pelo retorno! Volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, tudo bem? Também estava com saudades de aparecer por aqui. Esses dias meio conturbados tem exigido de nós uma atenção redobrada não é mesmo? Além de cuidar da casa, da família, da saúde, ainda tem as redes sociais, blog, etc. Achei interessante você contar um pouquinho sobre a sua trajetória. Eu gosto de escrever desde que era adolescente e não consigo me imaginar não fazendo mais isso. Eu penso tanto, imagino tanto, que as vezes meus dedos não conseguem acompanhar. Espero que dê tudo certo nos seus projetos. Sucesso! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sabe que vejo você falar sobre pensar muito, e super me identifiquei! Minha mente não para!Muito obrigada pela torcida!

      Excluir
  15. Oi, Cláudia. Agora te acompanhando por aqui tbm. Ja curto teu trabalho bo canal, vai ser incrivel conhecer teus escritos por aqui.

    E que venham mais novidades e inspirações a cada ano.
    Küss tschüss 😘 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Tudo bem? Feliz por te ver aqui! Obrigada pela visita e pelo carinho!!! Bjs

      Excluir
  16. Oi Ana,
    Amei o crescimento do seu cantinho e da sua vida tambem. É uma vitoria começar a escrever e parabens pela coragem de colocar seus textos para leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo visitinha! De fato, colocar a "cara a tapa" não é fácil! Mas estou disposta a acertar e a errar! ;) Volte sempre! Bjs

      Excluir
  17. Olá conheci seu cantinho lindo agora é já estou seguindo tudo, muito inspiradora sua história e quero ser estar lendo seus poemas e textos, parabéns pelo crescimento que venha muito mais sucesso por ai, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Grata por estar juntinho de mim nessas minhas aventuras que levo tanto a sério! Muito obrigada pelo carinho e pela torcida! Bjkass!

      Excluir
  18. Oi, Ana Claudia!
    Adorei saber sobre a origem e trajetória do Café. Acho louvável vc voltar às suas raízes e usar sei dom, q pela suas palavras da pra ver q a faz tão bem.
    Estarei por aqui para ler Seus Escritos!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina! Grata por estar aqui conhecendo meu trabalho! Amo brincar com as palavras! Muito obrigada! Já saiu um texto! espero que goste! Um beijão!

      Excluir
  19. Olá minha cara, tudo bem? Espero que sim. Que sua nova empreitada seja edificante! Que você encontre leveza, amor e se sinta realizada e feliz em cada novo trabalho! Ansioso para ler seus textos :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem! Tenho fé que será edificante! Muito obrigada pela torcida!!!Saiu um texto! Abraços!

      Excluir
  20. É muito bom ter a chance de conhecer esse blog que já visito a tantos anos ❤ você é uma escritora incrível e adoraria ver mais posts pessoais como esse ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico honrada com esse retorno! É animador! Já saiu um texto, viu? Espero que goste! Muito obrigada! Abraços!

      Excluir
  21. Foi muito legal para mim ler esse texto agora, pois recentemente mudei o nome do meu blog e estou atualizando os posts antigos com links novos também. Criar um blog foi algo muito bom que eu fiz, pois me ajudou a conhecer várias pessoas pessoas novas, e também, de certa forma, me ensinou a me expressar muito melhor.
    Eu comecei a acompanhar seu blog recentemente, mas sempre fico encantada pela forma como você apresenta o conteúdo e todo o visual dele. É um chuchu! Vou amar ler mais posts pessoais por aqui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É, vi que mudou o nome do seu blog e, pra te contar a verdade, estou pensando, não em mudar o nome do blog (jamsis! É a minha essência, a minha raiz), mas mudar esse layout. E puxa, sou grata por esse retorno! A gente sempre se inspira quando começa, e o seu blog, as suas belas fotos, são inspiradoras! Parabéns! Estou com o coração cheio com seus elogios! Bjs de gratidão!

      Excluir
  22. Acho que a mudança é inerente do ser humano. É normal querer mudar e sempre melhorar. O blog Sobre a Leitura também já passou por mudanças de logo e visual. Sobre a sua mudança sobre parcerias com editoras, vivemos sempre aprendendo e nos adaptando nesse meio literário, né? Às vezes não sabemos definir bem prioridades e deixamos de lado coisas mais tranquilas para dar mais valor coisas que exigem mais da gente e talvez sejam incertas, fechamos portas que sempre estiveram bem abertas, nos deparamos com editoras que nos trazem amizades, outras que só exploram ou falam mal do trabalho dos blogueiros. Hoje estou bem mais leve sobre tantas exigências que fazia sobre mim e meu projeto e ele tem caminhado bem assim. E quanto ao nome "Café com escrita", sempre em meus processos criativos eu procuro conhecer melhor o blog para desenvolver meu trabalho. Esse veio de forma fácil na minha mente por já o conhecer bem e caiu como uma luva. Muito sucesso pro seu projeto de escrita, que fiquei sabendo um tempo atrás que já possui algumas capas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, mudanças fazem parte, mas não devemos perder a essência e as raízes, deixá-las de lado, isso de forma alguma! A ideia é sempre o aprendizado, a troca, o amadurecimento e a busca por melhorar nossas propostas. Gosto de sempre tentar me aprimorar no que faço, e sei que você também! Parabéns! O "definir prioridades", o dar mais valor a algumas coisas, vejo como muito relativo aos momentos que vivemos. escolhas fazem parte da vida! Muitas vezes o incerto nos tira da zona de conforto (gosto disso, de sair da mesmice e do comodismo para me provocar!). Sobre o "Café com Escrita", realmente acertou em cheio e, como disse no corpo da postagem, serei sempre grata! Você é, de fato, uma excelente profissional e espero, de coração, que trilhe um belo caminho fazendo o que gosta! Muito obrigada! Ainda não possuo capas não, apenas ideias que estou pondo no papel. ;) Abraços!

      Excluir
  23. Ah, que bom que decidiu retomar esse hábito tão lindo e saudável que é a escrita! Torço para que seus textos se multipliquem. No mais, parabéns por todas as conquistas e, também, por todas as mudanças - elas fazem parte e fazem bem. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e sim, já coloquei um primeiro texto aqui! Hahaha! Muito obrigada! as estimas lhes são recíprocas! estão me fazendo muito bem mesmo! Bjs

      Excluir
  24. Eu te entendo, curiosamente, quando eu criei o meu blogue foi justamente para trabalhar a minha escrita. Era meu laboratório particular. Mas acabei indo para tantos caminhos que optei por fechar os blogues. Mas abria outro pouco depois e outro e mais outro até Catarina, que já ensaiei fechar algumas vezes. rs
    Mas encontrei nos últimos anos um equilibrio entre os blogues e os meus escritos que, não são uma mesma coisa, embora muitos pensem assim. rs

    bacio e boa sorte com os seus caminhos...

    ResponderExcluir
  25. Oi, Lunna!A vida é louca mesmo, não é? Também já tive um outro, mas não era bem no nicho que eu queria (que descobri seis anos depois!). Amo o "Catarina" e, como te disse no seu espaço, me é uma fonte de inspiração! Equilíbrio é essencial! Sorte de quem o encontra! rsrs!Muito obrigada! Bacio

    ResponderExcluir