23/2020: MICROSCÓPIOS - MICROCONTOS E MICROLETRADOS

"Sentia-se como um submarino submergindo até as profundezas da alma. Um cenário monocromático e com tubarões à espreita esperando para devorá-la. Com ajuda, saía devagar do lodo de suas entranhas. A cor voltava num aquarelado disforme."
Olá, como vão, pessoal?
Hoje a resenha é de um livro que mexeu comigo justamente pelo fato de eu sempre dizer aqui que admiro, e muito, o brincar com as palavras. Essa escritora, bem como a editora que publicou, a Editora Inverso, me surpreenderam em todos os aspectos. 
Estão curiosos? Então bora conferir de qual livro estou falando? ;)



Título Original: Microscópio - Microcontos e Microletrados

Autor:  Delma Maria Lucchin

Ano: 2019

Páginas: 108

Editora: Editora Inverso 



Sinopse


Microscópio é um convite para que, utilizando suas lentes de imaginação e criatividade, encontre nas entrelinhas dos Microcontos e Microletrados, outras interpretações e novos enredos.



Primeiro, vamos compreender melhor o que são os termos utilizados no livro?!

Em suma, embora, de certa forma, seja um gênero pouco conhecido, microcontos são contos pequenos, mas têm uma função que eu particularmente adoro: divertir, entreter e emocionar através das palavras!

Já os microletrados, são microcontos escritos com palavras iniciadas pela mesma letra. Não é uma delícia???


Este foi o primeiro livro que li pela parceria com a Editora Inverso que, por meio do Programa de Fomento à Leitura,  muito assemelha-se à proposta do Projeto Café com Leitura Blog, de fomentar o apoio à Literatura Nacional.

Sobre a obra de Delma Maria Lucchin, pode-se verificar que alguns dos microcontos parecem, em algumas ocasiões, estarem, de certa maneira, ligados em essência, mesmo em escritas à parte.

A escritora brinca, se diverte com as palavras através de uma poética em seus microletrados.
"Ninguém imaginava que no porão de seu subconsciente ela escondia os mais sórdidos pensamentos".
A mistura das fontes em cada trabalho, a mescla perfeita do preto com o branco, e o bailar das palavras!



 Alguns microcontos fascinam em beleza, em amor...outros nos chamam com leves toques de humor!

Sobre a autora


Delma nasceu em Curitiba e acredita que tem o dom de fazer as pessoas sorrirem. Em 2009 iniciou um trabalho voluntário pelo Instituto História Viva, contando histórias em hospitais para crianças e adultos, que despertou um grande interesse pela literatura infantojuvenil. Adora contar histórias para adultos e fica encantada com os sentimentos que desperta com esta prática. Para ela, é como se as histórias transportassem os ouvintes para outro lugar, propiciando deliciosas conversas. Mais do que distrair, a contação de histórias tem um grande poder terapêutico.


E aí, o que acharam? Me contem nos comentários se já conheciam os microcontos e os microletrados? Já conheciam o livro da Delma? E o que acharam? 

Espero que tenham gostado da resenha de hoje! 

Beijos Literários!

12 comentários

  1. Ótima resenha! Amei as fotos! Esse livro é sensacional 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, um livro delicioso e rápido de se ler! Obrigada! Bjs e Feliz Páscoa!

      Excluir
  2. Eu amei a ideia dos microletrados no livro, realmente uma autora que merece mais reconhecimento ❤ parabéns pela resenha, ficou incrível ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, ela merece mesmo ser reconhecida pelo belo trabalho que desempenha com esmero na Literatura Nacional atual! Bjs e uma Feliz Páscoa!

      Excluir
  3. Amei as fotos e a resenha. Esse blog é incrível e sempre trás ótimas dicas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a proposta do livro. Não conhecia o conceito de "microletrados" e achei incrível, imagino a dificuldade de escrever algo coerente e interessante mantendo sempre a mesma letra. Graficamente o livro é muito bonito. Pelas fotos, as diferentes fontes parecem dar todo um charme a mais. Ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu também não conhecia o conceito de microletrados! Já vi vários textos do estilo, mas o nome em si, eu realmente não conhecia! Tudo muito bem feito! Muito obrigada pelo carinho! Bjs

      Excluir
  5. boa noite, minha cara...
    Não conhecia essa Editora e nem livro-autora. Confesso que a diagramação me incomodou um bocadito. Tenho TOC e já queria organizar todas as palavras em linha reta.
    Achei interessante que você orientou a resenha com a proposta do livro... e os microcontos me lembrou as publicações iniciais do twitter. 140 caracteres.

    bacio

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lunna! a questão do TOc e a organização em linha reta lhes foi um baita desafio então! Eu adorei o trabalho, admito! ;)Belas e ricas considerações, como sempre! Não me lembrava dessa questão do Twitter! Bjs

      Excluir
  6. Que divertida essa coisa de microletrados. Não conhecia. Microcontos conheci com o autor Jhefferson Passos e gostei muito.
    Super interessante o livro e me parece uma leitura bem leve e gostosa de ser feita.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Sim, me foi mesmo uma leitura muito rápida e gostosa! Uma leitura que valeu a pena!

    ResponderExcluir