MARATONA LITERÁRIA DO DESESPERO

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Vocês devem estar acompanhando pelo canal e também pelo Instagram que anunciei que estaria participando da Maratona Literária do Desespero, organizada pelo terceiro ano consecutivo pela Thaís, do canal Pronome Interrogativo.
Mas eu creio que muitos de vocês devam estar se perguntando:

Ana, o que seria essa Maratona Literária do Desespero?


Bom segundo a Thaís, a Maratona acontecerá do dia 25/11 (hoje!) até o dia 25/12.

A meta será tentarmos colocar em dia leituras que estão atrasadas, ou que abandonamos, ou que nos programamos para ler e não conseguimos.
Para tal, foi criado um grupo no Telegram, onde já em um bom número e lá papeamos à vontade sobre assuntos diversos, mas principalmente sobre as nossas leituras, é claro!

Com o intuito de nos auxiliar, a Thaís nos colocou uns desafios literários como proposta, mas deixando-nos bem tranquilos para nos adequarmos com nossas leituras, bem como na organização de nossa TBR.

Querem conhecer quais são os desafios propostos por ela no vídeo? Então, bora lá!

・Um livro que você comprou no início do ano e ainda não leu;
・Um livro que você sempre diz que vai ler e nunca lê;
・Um clássico que você quer ler antes de terminar o ano;
・Um livro que te indicaram;
・Um livro nacional que está na sua lista de livros para serem lidos;
・Um livro que você começou e não terminou.

Bem legal a organização, não acham?

Bom, eu tentei me organizar com base nas sugestões da Thaís, contudo me adequando a cada tópico por ela colocados.


Querem conhecer a minha TBR?
  • O Mundo de Sofia , de Jostein Gaarder, publicado pelo Grupo Companhia das Letras, que perfeitamente se enquadraria em três categorias: um livro que sempre digo que vou ler, mas nunca leio, um clássico que PRECISO ler antes de terminar o ano (risos) e um livro que começo e nunca termino.
Na categoria livros indicados por amigos, eu escolhi três:

  • A Corrente, de Adrian McKinty, publicado pela Editora Record;
  • Jumanji, de Chris Van Allsburg, publicado pela Darkside Books (livro escolhido por votação no clube de leitura coletiva Darkside Readers Team);
  • A Garota do Lago, de Charlie Donlea, publicado pela Faro Editorial (livro escolhido por votação no clube de leitura coletiva Faroníacos).

Sempre gosto de colocar Nacionais em minhas TBRs. Por isso, também coloquei três:
  • O Herói Aprendiz, de Raquel Cantarelli, publicado pela Editora Lura;
  • Nem Anjos Nem Demônios: A Humana Escolha Entre Virtudes E Vícios, de Mario Sergio Cortella e Monja Coen, publicado pela Editora Papirus;
  • Coração de Poeta, de Marcos São Mateus Mônaco, também publicado pela Editora Lura.
A parte, coloquei também:
  • O Garoto que Seguiu o Pai para Auschwitz, de Jeremy Dronfield, um best seller internacional, publicado pela Editora Objetiva.
Bom, eu teria parado por aí. Porém, em minha TBR de novembro também estava como minha última leitura do mês o livro Vozes do Joelma, escrito por Marcos DeBrito, Rodrigo de Oliveira, Marcus Barcelos e Victor Bonini, com apresentação de Tiago Toy, publicado pela Faro Editorial.

É muita ousadia, não acham?? (risos)
Mas que graça teria a vida se não fossem esses desafios que nos deixam ainda mais desesperados?! Rsrs

Bom, gente, a Maratona está começando e ainda dá tempo de vocês se organizarem para começarem conosco! Não percam tempo! Separem livros também para juntarem-se  a nós!

E me contem aqui: 
  • Já participaram de alguma das edições da Maratona Literária do Desespero, organizada pela Thaís?
  • Já leram algum desses livros que mencionei aqui? Qual (quais)?
  • Têm a intenção de ler algum desses?
Vamos conversar!

Beijos literários!



12 comentários

  1. Essa maratona vai prometer, será uma leitura atrás da outra. Estou bem desesperado mesmo porque não sei se darei conta....

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acho uma ideia muito boa fazer uma maratona de leitura, mas só no sentido de tirar um tempo para ler um livro atrás do outro! rs Uma das poucas coisas que eu não organizo e não planejo na minha vida são as minhas leituras, leio o que me dá vontade e pronto. Claro que tenho uma lista, enorme por sinal, mas as escolhas são aleatórias. E a sua lista, aliás, tem títulos bem legais. O Mundo de Sofia é ótimo, sempre tiro da estante para ler um ou outro trecho, porque é muito bom. A Garota do Lago é excelente, a história é muito bem construída e te prende, mas me deixou um pouco triste. Sucesso na sua maratona!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, eu já estou acompanhando lá pelo canal e Instagram, o que você anunciou sobre estar participando da Maratona Literária do Desespero. Gostei bastante da proposta dessa maratona literária! Desejo ótimas leituras para todos! Mega curiosa para conferir o que vai sair de bom da leitura dessas obras.

    ResponderExcluir
  5. Que legal a Maratona ... infelizmente não consigo participar de nenhuma. Desejo sucesso a você e todos os participantes, depois quero acompanhar o resultado. Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bem? Que desafio mais legal. Com certeza irá ajudar muitas pessoas que por um motivo ou outro foram deixando suas leituras de lado. Não conhecia mas gostei dos temas propostos. Quem não tem livros do início do ano que ainda não leu não é mesmo? Boas leituras pra você. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana.

    Pode ter certeza que você irá amar Vozes do Joelma, os contos e os autores são incríveis!
    A Garota do Lago também é um livro incrível, um dos meus favoritos do Donlea, ele é um autor excepcional.
    Também quero ler A Corrente, vejo muitos comentários positivos a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o título da maratona, muito criativo! É uma iniciativa muito bacana, pois existem tantos livros maravilhosos que por um motivo ou outro acabamos deixando para ler depois e ficam esquecidos na estante. Essa maratona é um belo incentivo para relembrar essas obras.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, gostei do nome da maratona KKK. Mulher eu tenho tantos livros atrasados. Espero que tu leia todos. Eu estou com a garota no lago, mas ainda não li.Otimas leituras para vocês.
    Bjocas.

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Queria ter uma tbr gigantesca assim tbm, mas não estou conseguindo ler muito, menos de 1 por mês, está complicado.
    Desses que escolheu leia o do charlie e vozes do Joelma, vc vai gostar.
    Tenha otimas leituras.
    Bjs Rafa

    ResponderExcluir
  11. Sempre participo de desafios e maratonas, mas esse semestre está tudo tão corrido!!! Adorei suas escolhas...O meu preferido desses que citou é o Mundo de Sofia, que livro mágico...
    Quem sabe em 2020 (sim, estou em ritmo de férias) fazemos alguma em conjunto...
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Queria muito participar dessa maratona, mas acabei resolvendo ir lendo de vagar nesse fim de ano, pois as últimas leituras que me pegaram MESMO foram bem intensas hehe.
    Espero que seu mês de dezembro seja ótimo e cheio de leituras que te deixem bem feliz <3

    ResponderExcluir