45/2019: PARA VOCÊ SE ANIMAR A ESCREVER SEU LIVRO

"Desculpe-me a obviedade, mas não posso deixar de lembrar que a  preparação  fundamental do escritor é a leitura. (...) o que você já leu na vida até agora já é preparação  para escrever".

E então, pessoal! Como estão??? A resenha de hoje é voltada a pessoas que, assim como eu, gostam de escrever! 
Então, por que não ler as dicas de um senhorzinho que, não de forma tardia, mas no seu tempo certo, viu que a escrita fazia parte de sua vida e decidiu colocar dicas sobre o passo a passo inicial a se escrever um livro dentro do seu?? 
É  esse o tema contido em Para Você se Animar a Escrever Seu Livro, do escritor Washington Luiz Bastos Conceição, publicado pela querida parceira, a editora Scortecci.


Título Original: Para Você se Animar a Escrever Seu Livro

Autor: Washington Luiz Bastos Conceição

Ano: 2010

Páginas: 88

Editora: Scortecci 

Sinopse

O objetivo deste livro é servir de estímulo e de orientação para pessoas que tenham vontade de escrever um livro e ainda não saibam bem como fazê-lo. Em especial, pessoas que têm outras profissões, outras atividades, e que, pretendendo ou não se tornar profissionais do livro, querem escrever. Foi escrito como resposta a amigos e conhecidos que perguntaram ao autor, no lançamento de seu primeiro livro: “Como foi que você fez para escrever o livro? Eu também pretendo escrever um, mas ainda não criei coragem, não sei como começar, parece-me difícil”. Embora não tenha o objetivo de servir de guia ou manual para ensinar o leitor a escrever, o livro menciona, no capítulo sobre a preparação do autor, recomendações de autores de guias para novos escritores. A linguagem é simples e direta. O autor procura conversar com o leitor, o que torna a leitura leve e, espera-se, proveitosa. Se há um ponto em que todos os autores que li estão de acordo é esse: você deve começar imediatamente, tão logo tenha a idéia de escrever o livro. Espero que você se entusiasme com meu relato, aproveite as recomendações que acrescentei à história, e escreva logo seu livro. E que, ao publicá-lo, tenha a satisfação de receber de seus leitores uma resposta altamente animadora. O que acontece realmente – e senti isso muito forte – é que: quando você lê as histórias dos outros, tem vontade de escrever as suas e, quando escreve, tem vontade de ler mais. É um círculo virtuoso. Se você tem uma história ou histórias para contar - e quer contá-las - não se preocupe em verificar se tem ou não talento ou vocação. Escreva do jeito que for capaz, pois se precisar de alguém para ajudar com a linguagem, contrate; se  precisar de auxílio ou assessoria nas revisões, use. Importante mesmo é que você venha a ter a grande satisfação de produzir seu livro. 

Washington Luiz Bastos Conceição



Um livro muito simples de se ler, mas que nos enriquece e muito enquanto seres escreventes!
Assim que acabei de ler o material tive vontade de me expressar, fechá-lo e iniciar o meu projeto de escrita, pois sei o quão valiosas foram as vivências ali explanadas por Washington Luiz Bastos Conceição a nós, que nos interessamos nesta área, ou melhor dizendo, nesta aventura que é envolver os leitores em nossas tramas.
"Como primeira etapa, você pensa na história que quer escrever".
Um livro de 88 páginas apenas, em que li em cerca de duas horas e fiz diversas marcações, visto que as dicas vão desde a abertura do projeto inicial do escritor  a técnicas, as suas experiências vividas, a importância das revisões, até a publicação.
"A única forma de começar é começar, e começar agora mesmo. Se você preferir, comece no minuto em que terminar de ler este parágrafo. Por certo, comece antes de terminar de ler este livro". (Stephen Koch citado pelo autor no livro)

E foi assim que me senti, na ânsia por fechar o livro e começar! 
Para Você se Animar a Escrever Seu Livro veio a mim justamente neste intuito, de dar um up nesta minha loucura, que é a paixão pelo ato de escrever! Seja aqui, ou em qualquer instância da minha vida!

"Quanto a mim, quero escrever mais, enquanto esta atividade me trouxer satisfação e até quando minha capacidade física permitir. Tenho mais histórias para contar".
Bonito, não acham?
Assim, deixo hoje o meu carinho e a minha dica literária a vocês neste inicinho de semana! Espero que tenham gostado!
Ah, querem saber mais das minhas impressões sobre o material? Então corram lá no IGTV, pois tem vídeo fresquinho! ;)

Beijos literários!





12 comentários

  1. Amiga, eu amei essa dica!
    Estou precisando de uma animada para escrever um conto também e essa frase de começar logo é muito real.
    O momento de começar é o agora.
    Depois as ideias vão se esvaindo um pouco, a inspiração se dissolvendo.
    Vou levar para a vida essas dicas.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que coincidência! Eu tenho cultivado o desejo de escrever um livro há um tempo, desde quando comecei a publicar poemas no blog.

    Porém, sinto que ainda tenho muito o que aprender antes de tentar essa façanha. Não é algo que tenho como meta a curto prazo mesmo, mas meta de vida.

    Acredito que esse livro vai me ajudar bastante, vou providenciar agora mesmo! Muito obrigado pela dica ;)


    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, e que resenha inspiradora! Eu sou um dos que é doido para escrever, tem muitos assuntos e acaba se perdendo nas autocríticas. Já comecei a escrever um quando bem jovem, uma fantasia sobre um jogo de RPG que eu criei e parei, tentei novamente recentemente e parei ... confesso que o post deu aquela vontade de ler o livro para ver se me animo rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Que livro interessante, amiga. Achei muito válido para aqueles que tem o dom da escrita e que eu admiro muito.
    Quando nova eu escrevia poesias, mas acabei não seguindo em frente e não escrevi mais já tem um bom tempo.
    Não conhecia essa obra, achei maravilhosa e fico feliz que tenha te ajudado. Excelente dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olha que dica inspiradora para todos que amam escrever! Esse livro pode ser um guia orientador para muita gente. Acredito que há muitos talentos por aí que só não escrevem seu próprio livro porque não sabem direito por onde começar, mas agora poderão dar o pontapé inicial. Adorei a sugestão de leitura, é muito bacana a proposta do livro :)

    ResponderExcluir
  6. Que ideia boa a desse livro! Acho que tem muita gente por aí que tem essa vontade e não sabe por onde começar. Um empurrãozinho seria muito bem vindo e tenho certeza que muitas histórias boas estão guardadas na cabeça porque as pessoas não sabem como passa-las para o papel. Eu particularmente nunca pensei em escrever um livro, embora quando mais nova escrevesse bastante, mas mais como uma forma de desabafo. De qualquer forma tenho certeza que esse livro é um belo incentivo para quem tem essa vontade.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei sua dica de livro, até porque estou escrevendo meu livro e acredito que essa obra me ajudará bastante. Sou parceira da Scortecci também, acho que vou solicita_lo, bjusss.

    ResponderExcluir
  8. Que dica maravilhosa! Para quem quer ser escrito esse é um livro que irá acrescentar muito

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de indicação essa obra curtinha e preciosa para quem é amante da escrita assim como eu sou! Tenho certeza, que se eu lesse o livro também, eu iria fazer marcações no livro inteiro rs'. Adorei o conteúdo que esse livro contém e ensina sobre a preparação para quem ama escrever entre outras coisas. Eu ainda pretendo escrever meu livro um dia. Sei que esse livro será muito útil e valioso. Adorei a citação do início e as demais no seu texto apresentando a obra. Já quero e preciso ter esse livro. Muito obrigada pela dica! E claro, já vou passar lá no IGTV para conhecer mais das suas impressões sobre o material.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Tenho certeza que são dicas bem valiosas, ainda mais para quem quer escrever um livro e ainda não tomou a famosa coragem RS
    Apesar de não ser meu estilo de leitura, irei anotar a dica para indicar para algumas pessoas que eu tenho certeza que irão gostar!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Ah, que indicação mais interessante ainda mais sendo uma pessoa que inspira a escrever. Eu mesma peguei gosto pela escrita quando era adolescente. Escrevia cartas, poesias, e até iniciei um "livro" que está guardado no meio das minhas coisas antigas. Escrever é transformar em letras todos os nossos sentimentos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir