CONHECENDO O ESCRITOR CELSO ANTUNES

"Em educação a teoria é apenas uma semente, a prática é o fruto".
Olá, como vão?
Eu precisava vir aqui para contar para vocês essa minha novidade!

No último dia 26 de agosto no Teatro Municipal Laércio Ventura, na cidade de Nova Friburgo, onde moro, comemoramos o Dia Nacional da Educação Infantil, data instituída através da  Lei nº 12.602, de 3 de abril de 2012 pela então Presidenta Dilma Roussef, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto de todo ano, em homenagem à Dra. Zilda Arns.

Ora, não é novidade para ninguém sobre o quanto a educação tem vivido fases duras, seja aqui no meu município _ olhando do micro, ou na extensão de todo o país _ do macro. 

Fato é que um "senhorzinho", de  mais de oitenta anos, chegou no meio do evento, já iniciado, o que me chamou a atenção. 

Durante sua palestra, nos trouxe um leque de vivências, com muito humor, voz altiva, cheio de vivacidade, irreverência e alegria...

Eu não poderia estar falando de ninguém menos que o professor, escritor Celso Antunes!


Celso Antunes possui bacharel e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo, USP. É autor de mais de 180 livros sobre educação, métodos de aprendizagem e livros didáticos. 
O escritor possui mestrado em Ciências Humanas e especialidade em Inteligência e Cognição e atua como Membro Consultor pelos Direitos da Criança de Brincar, reconhecido pela UNESCO. 
Uma das principais críticas de Antunes está relacionada ao modelo de aprendizagem atual, no qual o professor serve apenas como um repetidor de ideias pré-escritas. Segundo ele, o docente acaba ficando com um cargo pouco sedutor, apenas reaplicando materiais e indo na contramão da aprendizagem efetiva do aluno. 

Algumas das obras de Celso Antunes: 
  • A Linguagem do Afeto; 
  • Arte e Didática; 
  • Geografia e Didática;
  • Inclusão e Pluralidade; 
  • Inteligências Múltiplas e Seus Estímulos; 
  • O Aluno, O Professor, A escola;  
  • O Enigma da Cidade Perdida; 
  • Práticas em Inteligências Múltiplas; 
  • Professores e Professauros.


Fontes: Estante Virtual
              Livraria Cultura 
              Skoob


"A vida homenageia a todo professor, a cada dia, uma nova página. É nossa cotidiana responsabilidade o que nela se escrever".

 Por hoje é Celso Antunes que tenho para vocês, pessoal!
 Beijos literários!!


Nenhum comentário