37/2019: DANILO E O EVENTO DE ANIME

"Danilo e Mateus olharam para aquele par de papéis como se fosse uma relíquia que eles acabavam de achar em um tesouro antigo, há muito guardado, (...). Danilo vibrava de alegria por dentro. Finalmente iria a um evento de anime, podia ver nos olhos de Mateus que ele compartilhava a mesma emoção, a mesma felicidade".
E então, pessoal! Como estão?? Quanto carinho eu pude sentir na rapidez e fluidez dessa leitura que fiz! Sem contar o fato de que nos mostra uma cultura atualmente em ascensão midiática incrível! 
Curiosos pela resenha de hoje?? Então me acompanhem! ;)


Título Original: Danilo e o Evento de Anime

Autor: Anderson Assis

Ano: 2018

Páginas: 64

Editora: Independente
Sinopse

Danilo é um garoto apaixonado por Just Dance e que terá a oportunidade de ir pela primeira vez a um evento de anime.
Ávido por cada detalhe, ele pesquisa as atrações e atividades do evento e compartilha com seus amigos a novidade. Cada minuto se torna precioso perante a aproximação do evento e enquanto o dia não chega, ele faz o que pode para se distrair e segurar a ansiedade.
Uma história comum e sensível , ‘‘Danilo e o Evento de Anime’’ é um convite a conhecer um pouco da cultura pop.
Uma história sobre a paixão por JustDance.
O amor pelo Cosplay.
Um mundo de tribos e costumes.
E acima de tudo...
Uma história sobre amizade e diversão!


Danilo é um jovem nerd, de 14 anos, morador de Nova Sepetiba, na zona Oeste do Rio, local onde a pluralidade cultural não existiria, em sua concepção, até o dia que ele recebeu um panfleto na porta da escola que deixaria ele e seu amigo Mateus muito felizes: finalmente poderiam ir a um evento de anime! Em dois meses muitas coisas legais estariam por acontecer.
"...aquele papel nas mãos de Danilo  mostrava que ainda havia esperança. Que alguém não havia esquecido os jovens daquela região. Alguém ainda tinha olhos para os desafortunados que moravam para além  dos bairros 'ricos' do Rio de Janeiro".
De fato, aquele panfleto pego no portão da sua escola, e que em princípio não dera a atenção merecida justamente por estar atrasado, faria com que eles acumulassem muitas expectativas boas. A vida de Danilo iria mudar!



Durante o período que antecedeu o tão esperado evento de anime que aconteceria em Santa Cruz, Danilo esperou, imaginou, chegou a pensar se seria mesmo verdade...
...afinal, não era o tipo habitual de acontecimento pela localidade. Divulgou aos seus amigos, também fãs da cultura pop japonesa, e teve de explicar direitinho aos seus pais como seria, pois eles não faziam ideia do que se tratavam, por exemplo, os termos Anime e Cosplay (parece que estou vendo isso acontecendo aqui, na minha casa, quando minha filha também chegou comentando e também pedindo, na primeira vez que falou desse tipo de evento, há um tempinho!).


À parte, um dado que me chamou muita atenção foi o fato de Danilo, na entrada da escola, ter de entregar a caderneta ao porteiro, algo que há muito não ouvia ou via alguém detalhar.

Os detalhes culturais da localidade onde mora o personagem, além da escolha do local a acontecer o tão aguardado evento,  patrimônios históricos do Rio de Janeiro, acentuam ricamente a leve trama de Anderson Assis.

Ainda sobre o detalhamento da obra, uma coisa que achei muito bacana em Danilo e o Evento de Anime foi a forma como o escritor vai norteando o leitor aos termos e questões relacionadas à cultura pop japonesa, além das referências habituais das vestimentas dos adolescentes que gostam de Animes, "tribo" essa considerada até pouco tempo diferenciada das demais aqui no Brasil. Sem contar o fato de mencionar o gosto pelos clássicos  como Changeman, Flashman, e Cavaleiros do Zodíaco (nossa, como eu assisti! Hahaha!).
"Diferentemente da maioria dos meninos de sua idade, Danilo vivia um universo somente dele. E essa era uma das coisas que ele mais gostava no fato de ser nerd". 
O tão esperado dia finalmente chegou! Concursos de K-pop, torneio de Just Dance, de Cosplay, espaço reservado para jogadores de RPG, conhecer muita gente nova e adicioná-las às suas redes sociais... 

...é, Danilo e seus amigos estavam mesmo muito felizes! Realizados! Ele que talvez achasse viver num ambiente de poucos com suas preferências,  acabou por aumentar o número de amigos virtuais, e começou a ver que até mesmo dentro da sua escola tinha muitos simpatizantes de animes, assim como ele, Mateus e Agatha.


Uma história infantojuvenil de uma escrita simples e super acessível ao público jovem, com uma linguagem inteiramente prática e que consegue trazer o leitor para próximo da narrativa, sejam os amantes dos clássicos (como eu), ou ainda os mais atuais (como minha filha!) .

Sobre o autor





Anderson Assis é um carioca apaixonado por anime, mangá e filmes de super heróis. Encontrou na escrita parte do seu motivo de viver. Além de escritor, é produtor de eventos. O autor é um dos responsáveis por trazer a cultura pop japonesa para o coração da zona oeste carioca.




E aí, o que acharam? Curiosos pela escrita de Anderson Assis? Eu confesso que li bem rapidinho e terminei a história com sensação de alegria, até mesmo por ver ali a identificação da minha filha nessa vivência! Bora adquirir??! O valor está joia! Mais que disponível! ;)

Beijos literários!!!

12 comentários

  1. Estou bastante alheada da cultura pop, pelo que tenho curiosidade sobre tipo de literatura. É todo um novo mundo que desconheço, mas que hoje é uma realidade incontornável. Achei o enredo uma ternura, imagino que este tipo de ansiedade povoe a mente de praticamente qualquer adolescente, ou até jovem adulto...

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sim, a história é bem gostosa, bem jovial e eu vou tentando me inteirar com minha filha, porque amam animes! Mas tem horas que é difícil acompanhar, admito!Rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii o post, vou indicar para o meu irmão mais novo para ver se ele se interessa mais pelo mundo da leitura !!!

    Adorei o seu trabalho!

    Bjs Aruom Fênix

    Blog: leiturasdearuom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito também da leitura desse, super fluída e muito leve.
    Fique fascinada por esse universo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. nossa, parece ser um ótimo livro... e está super barato, irei comprar pois sua resenha despertou minha curiosidade. amei o post e as fotos!
    parabéns.

    beijos! :)

    ResponderExcluir
  6. É uma ótima leitura para o público mais jovem, ainda mais uma cultura k-pop que está tão na moda hoje em dia. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. O enredo parece ser super jovial! Eu gostei da premissa, além de ser super atual! Amei!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei da resenha, mas não sei se tanto pelo livro, mas por que eu tenho uma amiga que era organizadora de evento de anime quando a gente estava no ensino médio, e eu fui parar em dois deles ajudando ela hahahahahaha.
    Eu até gosto de animes, e pra mim aquilo era muito exagerado, mas ao mesmo tempo bastante divertido. Acho legal um livro que entra em contato com esse universo, mostrando as coisas que rolam lá. E realmente, os participantes ficavam numa ansiedade louca para o dia, principalmente quem estava nos concursos de cosplay!
    Abraços
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  9. Eu adoraria ter a oportunidade de ir ao meu primeiro evento de anime. Minha irmã caçula gosta muito desse universo de eventos de Cosplay e de animes. Então, é difícil ficar de fora, pois, ela sempre me mantém informada de alguma forma. E também, é um programa que fazemos juntas. Gostei bastante de comhecer essa sua indicação de obra! Parece ser muito top!

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Pelas suas palavras dá para perceber o quanto a leitura foi leve e fluida. Só em ler "evento de anime" já imaginei toda aquela atmosfera. Os jogos de videogame, os cosplay, as amizades, é muito bom poder encontrar pessoas que dividem as mesmas paixões que nós. Além de aprender coisas novas como outro idioma, outra cultura. Aqui na minha cidade teve um evento assim semana passada vem pessoas de vários lugares. Bem legal! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Que diferente! Parece ser um livro bem rápido e divertido. E bem atual neh, com toda essa magia do kpop.

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem?

    Infelizmente q história, a capa, o enredo e o tema não me trazem interesse algum. Já havia visto outra resenha deste livro.
    Mas é poder conferir sua resenha.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir