BATE-PAPO COM FERNANDA, DO BLOG CONDUTA LITERÁRIA

Oi, oi, como estão!? 
Bom, terça-feira é dia de bate-papo aqui, já perceberam?? E o de hoje também não vai deixar a desejar, eu tenho certeza! 
A cada terça-feira estaremos conhecendo alguns dos parceiros do Café com Leitura Blog: autores, blogueiros, editoras... 
Eu tenho certeza que muita gente boa será apresentada a vocês aqui. Consequentemente, muitos projetos literários criativos e irreverentes estarão toda semana sendo descritos aqui, porque a intenção é, além de lhes apresentar as parcerias 2019 do "Café", lhes trazer conteúdos de qualidade.  E nós sabemos que por aí a fora tem muita gente boa, com ótimas sugestões literárias!
A entrevistada de hoje é uma pessoa muito especial para mim, que tive o privilégio de conhecê-la nessa minha trajetória com a criação do meu projeto literário, o Café com Leitura Blog.  
Achei muito bonito da parte dela quando tive algumas dúvidas com relação a algumas questões sobre a organização do blog e ela na época, mesmo me conhecendo tão pouquinho, me auxiliou de maneira paciente, atenciosa, por vontade própria. E se tem uma coisa que não me esqueço, é do que fazem por mim! Dali, uma bela amizade, mesmo a distância, surgiu!
Eu estou falando da querida Fernanda, que junto de seu esposo Junior, conduzem um trabalho lindíssimo diante do Blog Conduta Literária.



1- De onde veio a ideia do nome "Conduta Literária"?

☕ "O nome Conduta Literária foi escolhido pelo Junior. Como um modo de levar e viver a vida com a presença dos livros e da literatura. "

2- Quem é a Fernanda?

☕ Acho tão difícil falar sobre mim, mas vamos lá. Pra começar sou muito tímida, moro em São Paulo, casada com o Junior, não temos filhos, só nossos peludinhos. Sou formada em Logística de Transporte, mas faz um tempo que não exerço. Atualmente trabalho com costura e confecção de lembrancinhas. Eventualmente dou aula de artes também. Sou uma apaixonada pelos animais e natureza.  Viciada em séries e documentário.

3- Como e quando veio a ideia de criar um blog literário? 

☕ Pela nossa paixão pelos livros. Eu já tinha um blog sobre artesanatos e pensei que poderia fazer o mesmo falando sobre minhas leituras. O Junior gostou da ideia,  e assim começamos a compartilhar um pouquinho desse amor e nossas experiências literárias.

4- Nas leituras das postagens lá no blog e também no Instagram, os leitores podem observar que o Junior, seu esposo, também"entrou de cabeça" e não só apoia, mas também escreve. Como se dá esse trabalho de parceria entre vocês no blog?

☕ Maravilhosa! É muito bom tê-lo ao meu lado e poder contar com ele para realizar algo que tenho imenso prazer em fazer. E para ele é o mesmo sentimento.

5-  Vocês parecem se dar muito bem. Mas lidam com alguma espécie de "desencontro" literário, no que diz respeito a preferências, tipos de leituras, divisão das postagens ou algo parecido? E se sim, como lidam com isso?

☕ Ele é mais devagar hahaha. No começo eu cismava um pouco com isso, mas hoje encaro que cada um tem seu ritmo, rs. Hoje ele faz resenhas, como eu, e fica com a parte de falar sobre filmes. Acaba não tendo desencontro, porque ele vai mais para os clássicos e suspenses com fundo histórico e eu, embora ame um suspense/thriller, sou bem eclética.

6-  Bom, perguntei de possíveis divergências literárias, agora quero saber: quais são as predileções em comum de vocês na literatura?

☕ Com certeza os clássicos!!! Mas deixo as resenhas desses para ele, rs.

7- Como você, Fernanda, escolhe as suas leituras?

☕ Bom, primeiro vou nos gêneros favoritos, apesar de ler de tudo, menos hots e autoajuda.  Leio muitas resenhas também que sempre me trazem boas dicas e assim minha lista vai aumentando. Agora no dia a dia, escolher a próxima leitura é um dilema. Já teve vez que fiquei horas para escolher o próximo livro. Geralmente vou alternando o gênero.

8- Vocês possuem manias literárias? Quais?

 Eu tenho várias, a principal é cheirar livros. Leio uns dois ou três livros por vez e sempre os carrego comigo, mesmo sabendo que não vou conseguir ler. Já o Junior, além de cheirar os livros, ele tem mania de parar a leitura e ficar lendo trechinhos em voz alta, para quem estiver do lado.



9-  Algo que observo e você sabe que sempre elogio e digo que muitas vezes me inspiro em você é o capricho com as fotografias e arte de apresentação de cada leitura, cada resenha lançada no Conduta Literária.  De onde vem a inspiração? O Júnior te auxilia nesse processo? 

☕ Sempre fui uma apaixonada por fotografias e eu adoro montar cenários para as fotos com os livros. A inspiração vem de momento, da história, mas quase que sempre tem as flores, que amo e não podem faltar. O Junior me ajuda muito com os itens utilizados, já fez e reformou muitas peças usadas nas fotos. 

10-  Vocês possuem algum projeto literário que envolva o "Conduta"? Se sim, podem nos contar?

☕ Sempre tivemos vontade de um Clube de Leitura na região que moramos, é bem deficiente nesse aspecto. Mas seria algo futuro e a se planejar ainda.

11- E sobre a parceria com o Café com Leitura Blog o que tem a dizer?

☕ Maravilhosa! Sabemos que esse mundo dos blogs/instagrans trazem coisas boas e outras não tão boas. Sabemos também do trabalho e do sentimento que envolve todo esse mundo e uma das coisas mais gratificantes são as amizades que fazemos por aqui e você, com certeza, foi uma delas. Uma amiga, escritora, mulher e blogueira que tenho total admiração e muito carinho. Muito obrigada por essa parceria!

12- Para os que acompanham o trabalho do blog, o que têm a dizer?

☕ Primeiramente, muito obrigada pela companhia de vocês! Jamais desistam de seus sonhos, mesmo que em alguns momentos venham períodos difíceis, pois o gostinho de realizá-los é muito maior. Obrigada também aos amigos e parceiros dessa jornada, principalmente, ao nosso grupinho dos quatro, sem vocês, seria muito mais difícil.



Gente, que bacana! Converso tanto com a Fê e não sabia, por exemplo, a sua formação profissional!
E que bonita essa relação de apoio e parceria entre ela e o Junior!!!
Cheirar livros??!! É uma delícia!!!! 
Sobre carregar essas maravilhas na bolsa mesmo sabendo que não vamos ler, ah! Super me identifico. E o dia que por ventura me esqueço, parece que está me faltando algo! 
Sobre a parceria "Café"/"Conduta", é um prazer! Tenho certeza que juntas somos muito mais nesse meio e que temos muito a acrescentar!

E aí, o que acharam?
Me contem aqui: Gostaram do bate-papo dessa terça? Já conheciam o trabalho da Fernanda e do Junior diante do Conduta Literária ?
Me acompanhem que ainda tem muito mais gente boa a passar por aqui!

Beijos literários!!

22 comentários

  1. Oie, amiga!!

    Que delícia!!! Adorei poder participar aqui do seu cantinho nesse maravilhoso bate-papo.
    Muito obrigada pela linda parceria e pela amizade.
    Te adoro!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Feliz por ter gostado! Vocês merecem todo meu carinho e torcida por sucesso! Gratidão pela parceria!
      Bjs

      Excluir
  2. Curto demais o Conduta Literária. Foi um blog que conheci logo no comecinho da minha carreira de blogueiro literário e até hoje venho com essa parceria incrível e só colhendo fruto de excelente qualidade. Desejo sucesso sempre!!! Lindo trabalho Ana que está fazendo com esse quadro em seu blog, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, também preciso dizer da alegria com essa parceria literária, assim como com você!
      Abraços!

      Excluir
  3. Que amor essa postagem, Ana. E que fofura conhecer melhor a construção e muitos outros detalhes deste blog que tem tudo a ver com o meu Rsss. Amo café. Fernanda, adorei suas respostas a troca de carinho e interação é a chave para o sucesso. Parabéns a ambas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quanto carinho! feliz com a sua receptividade e com as nossas identificações! Bjsss

      Excluir
  4. Quero ser parceira também! Como faz? haha
    Amei conhecer mais do seu mundo! Isso é um ótimo jeito de entendermos quem o blogueiro é de verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura??? Será um imenso prazer! Bora conversar! Adoro interagir com vocês! Te aguardo! Bjs

      Excluir
  5. Eu estou amando esse seu quadro de entrevistas! Acho muito legal conhecer que está nos bastidores dos texto que lemos.
    Vou esperar ansiosa pela próxima terça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Que bom ler esse retorno tão positivo! A galera merece um carinho enorme, além de respeito pelo trabalho tão bem elaborado e de incentivo à literatura!
      Bjs

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Ah, que quadro mais legal. Acho incrível esse contato mais próximo com os leitores, parceiros, autores, etc. Engraçado que muitas vezes seguimos tantos perfis no instagram, em blogs, mas não chegamos conhecer as pessoas de verdade. Que legal ela conseguir ler mais de dois livros ao mesmo tempo. Pra mim é mais produtivo ler um por vez. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Sim, a correria do cotidiano muitas vezes nos afasta dessas percepções. E, modéstia a parte, nosso trabalho é lindo! Uma missão, costumo dizer! Merecemos que nos conheçam por aí a fora!
      Grata pelo carinho de sempre!
      Bjs

      Excluir
  7. Adorei o quadro, é muito bom conhecer as pessoas por trás dos textos que lemos <3 adorei a iniciativa, podem repetir que a gente gosta haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pode deixar que parcerias são diversas! Hahaha! Fique por aí que vez ou outra vai ter gente nova sendo apresentada à vocês! Bjkasss

      Excluir
  8. Aaaah, que bate-papo mais delicioso esse! Parabéns pelo trabalho lindo e o cuidado em trazer conteúdos de qualidade. Eu ainda não conhecia o trabalho da Fernanda e do Junior diante do Conduta Literária, mas gostei bastante de conhecer mais agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Sinto muita alegria ao ler comentários como os seus! A Fê e o Júnior são blogueiros incríveis, que sempre nos trazem conteúdos espetaculares! Merecem esse carinho!
      BJs

      Excluir
  9. Nossa que bacana. Eu acompanho o IG deles, e gosto muito do conteúdo.
    Amei a proposta de conhecer os parceiros, muito legal ! Sucesso na parceria de vocês !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno positivo, Fabi! Realmente o trabalho da Fernanda e do júnior é muito bonito! Merecem valor!
      Bjsss

      Excluir
  10. Isa do @leportraitdeisa

    Achei muito legal esse bate-papo, também acompanho o Blog Conduta Literária e é sempre legal conhecermos mais sobre as pessoas por trás dos blogs né? As fotos deles realmente são linda e as resenha muito boas! Fora que achei incrível essa parceria deles não só no casamento mas no Blog também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bacana ver que as pessoas conhecem e reconhecem nosso trabalho! A Fê e o Júnior já o fazem há um bom tempo! Feliz com o reconhecimento deles no meio porque são pessoas batalhadoras!
      Bjs

      Excluir
  11. ai que legal!!
    muito bom conhecer um pouco mais sobre outros blogueiros, muito legal sua iniciativa
    já corri no blog dela e estou no modo stalker

    ResponderExcluir
  12. Legaaalll! Isso é maravilhoso! Pode stalkear por aqui também que eu deixo! Hahahaha!
    Beijos!

    ResponderExcluir