BATE-PAPO COM A AUTORA E BLOGUEIRA LITERÁRIA MICHELLE FAGUNDES

"Eu acredito muito no poder da Literatura e, por meio das minhas experiências, vejo o quanto ela aproxima e une as pessoas. Costumo dizer que a Literatura é a minha forma de colocar ordem no caos; fico muito feliz quando vejo pessoas se identificando com o que escrevo."
Oi, oi, bookworms! Como estão?? Que linda essa frase, não acham? 
E vem de uma pessoa que tenho conhecido e me encantado com seu trabalho!
Hoje, como de praxe, é dia de bate-papo aqui no "Café"!
Simmmmm!
Na medida do possível, às terças-feiras tenho trazido conversas deliciosas, regadas a boas curiosidades sobre blogueiros literários, autores e a literatura em geral. Tem sido uma experiência muito bacana!
Diferentemente das duas últimas semanas, é dia de retornar com um bate-papo com autor. Na verdade, autora. E ela é um misto dos dois, pois além de escritora, também é blogueira literária. 
Eu estou falando de uma querida chamada Michelle Fagundes, escritora e organizadora do Instagram Literário Livros que Eu Li.


1-  Apresente-nos, por favor, a Michelle Fagundes !

☕ Eu sou uma mulher de 23 anos que acredita que o mundo pode se tornar melhor se cada um buscar constantemente a melhor versão de si mesmo. Sou escritora, nutricionista, ambientalista, fotógrafa amadora e possuo um Instagram literário. Sou apaixonada por gatos, café, minimalismo e lhamas. Você sempre vai me ver por aí falando sobre livros, Tolkien, Anne Frank e coisas aleatórias.

2- O que a levou a criar o seu Instagram Literário, o Livros que Eu Li ?

☕ Eu queria compartilhar as minhas leituras com as pessoas, incentivar o hábito da leitura e divulgar as obras nacionais. Criar esta conta foi uma das melhores coisas que já fiz; por meio dela me conectei com várias pessoas!

3-  E como você iniciou sua carreira de escritora? Qual a primeira história que você escreveu?

☕ Eu escrevo desde a infância, na verdade. Sempre criei histórias e escrevi poesia. Comecei a postar meus pensamentos e poesias no Wattpad no ano de 2016 e no final de 2017 comecei a escrever o meu primeiro romance, Mar em Movimento. Eu acredito muito no poder da Literatura e, por meio das minhas experiências, vejo o quanto ela aproxima e une as pessoas. Costumo dizer que a Literatura é a minha forma de colocar ordem no caos; fico muito feliz quando vejo pessoas se identificando com o que escrevo.

4- Você, assim como eu, tem participado de algumas antologias. Como tem sido essa experiência na sua vida? E como se dá o processo de criação dos contos?

Tem sido uma ótima experiência! É muito empolgante ser selecionada para antologias incríveis e ver pessoas super interessadas em lê-las. O mais legal é ver pessoas que não possuíam o hábito da leitura querendo ler o que escrevo e se interessando por outros escritores a partir dessas obras.
Geralmente, eu sento e só levanto quando acabo de escrevê-los – haha. Eu pego o contexto da obra, sinto a mensagem que quero passar e começo a escrevê-la.

5-  E o conto "Movimente-se", como foi que surgiu a inspiração para criá-lo?

☕ Depois que eu terminei de escrever Mar em Movimento, a personagem Sea não quis ir embora – haha. Eu senti que ela ainda tinha muito a dizer e pensei em escrever um conto onde ela dialogava com o leitor, contando a ele sua experiência de vida e o quanto foi transformador se movimentar, incentivando-o a tentar fazer o mesmo. A Sea me ensinou muita coisa, ela é parte essencial no meu processo de amadurecimento.

Imagens gentilmente cedidas pela autora
6- Em 2018 você se formou em Nutrição e parece que já está exercendo a profissão, não é verdade? Tem a pretensão de conciliar as duas carreiras? 

☕ Sim, exatamente! Foi uma conquista muito linda e importante para mim. Estou atuando na área e continuo escrevendo e divulgando o meu trabalho como escritora. Como eu disse há um tempo atrás em uma entrevista, eu nunca vou parar de escrever. Eu sempre estive no meio dos livros e escrever se tornou parte de mim.
E eu também me encontrei na Nutrição; é uma forma que encontrei de ajudar as pessoas e eu não poderia estar mais feliz.

7- Atualmente, renovamos a parceria, bem como novos parceiros se aliaram à sua proposta literária. Pode nos adiantar um pouquinho sobre como será esse trabalho de interação com os instagrans literários ao longo de 2019? Por acaso teremos novidades? ;)

Eu quis expandir as minhas parcerias porque acho incrível a conexão que se cria nessa ligação direta entre o escritor e o leitor. Eu conheci pessoas incríveis – como você, Ana <3 – por meio de parcerias literárias e quero manter isso em minha vida. Neste ano, eu vou compartilhar com eles os meus contos independentes, as antologias das quais participo e os meus projetos futuros. Inclusive, já estou trabalhando em um que tem me deixado muito empolgada!

8- E sobre projetos futuros. Teria alguma novidade para nos revelar?

☕ Um novo livro que deve ser publicado antes do romance. Nesta obra, estou colocando os meus pensamentos e as minhas poesias. O mais legal é a forma como os textos estão sendo construídos e separados. Eu acredito que muitas pessoas irão se identificar, principalmente as que leem a minha obra Pensamentos ao Vento, que está disponível no Wattpad.
Estou participando de uma antologia intitulada Mulheres de Qualidade, um projeto que surgiu como um desafio para mim e que me fez sair da minha zona de conforto e escrever algo bem diferente do que estou acostumada. E eu amei o resultado! Consegui trazer para o leitor um lado até então desconhecido da Sea – personagem de Mar em Movimento e de Movimente-se – e eu não poderia estar mais feliz com o conto!
E estou pensando em participar de outras antologias, aguardem!

9- Para os que acompanham seu trabalho, blogueiros, escritores, leitores, teria alguma mensagem para passar?

Nunca duvidem do poder da Literatura. Seja escrevendo, lendo ou divulgando. Nós precisamos dos escritores porque eles fazem mágica com as palavras e nos tocam profundamente; nós precisamos dos leitores porque é para eles que escrevemos e não há nada mais gratificante para um escritor do que uma conversa com um leitor; nós precisamos dos blogueiros porque eles são essenciais para que o nosso trabalho alcance mais pessoas e para que vejamos o impacto que causamos.
É muito importante para mim saber se a mensagem que quero passar é recebida pelo leitor; eu escrevo porque necessito e, por vezes, o que escrevo pode ajudar outra pessoa a refletir, a rir, a se distrair, a se identificar. Para mim, não há retorno mais belo que esta conexão que a Literatura permite.


Nossa, tão jovem, tão luz e tão cheia de projetos! Adoro isso! Palmas para ela!!!!
Gente, eu realmente estou amando trazer mais dessas pessoas incríveis para vocês!
E sobre hoje, estou muito feliz por conhecer mais um pouquinho da Michelle!  Ah, amei saber que ela gosta de lhamas! Hahaha!
Sobre a escrita, me identifiquei com o sentir a escrita e a mensagem que queremos passar!
Com relação à nossa parceria, estou animadíssima pelo que 2019 nos espera! E lhe sou grata, como sempre digo, pela confiança e pelo carinho!
"... eu nunca vou parar de escrever. Eu sempre estive no meio dos livros e escrever se tornou parte de mim."  (Michelle Fagundes - escritora e blogueira literária)
Mas me contem aqui: vocês gostaram dessa conversa tão gostosa, regada a boas histórias de vida e projetos fabulosos? Eu fiquei bemmm satisfeita, e digo da alegria da continuidade com o convite à parceria também em 2019! 
E aí, já conheciam o trabalho de Michelle Fagundes
Aqui no "Café" tem a resenha de Movimente-se e logo, logo terá a resenha de uma bela antologia ao qual ela lindamente está participando.
Curiosos pelo próximo bate-papo? Eu confesso que estou, porque tem muita gente linda por aparecer por aqui! 

Como sempre digo, me acompanhem!
Beijos literários!

20 comentários

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não a conhecia, mas é linda a todos os níveis e ama gatos <3
    EU AMO FALAR DE COISAS ALEATÓRIAS! <3
    Uma conversa bem capichada! AMEI!
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, ela é mesmo uma linda, assim como você! E a conversa foi mesmo uma delícia! Beijos!

      Excluir
  2. Não a conhecia mas se ela gosta de lhamas é porque é diva!
    Gostei de tudo que li e vou fuçar nas obras dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! adorei o fato de ser uma diva por gostar de lhamas! E procure sim as obras dessa que é um talento!Beijos!!!

      Excluir
  3. Oi, amiga!!

    Que bate-papo gostoso!! Está arrasando!
    Eu não conhecia a Michele, adorei e fiquei curiosíssima pra conhecer suas obras.
    Ahh que bom saber que ela adora lhamas, eu também adoro!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só eu conhecendo mais um cadinho de você, amiga!!! Também gosta de lhamas! Haha! Adorei!Beijocas!!!

      Excluir
  4. Que maravilhoso esse bate-papo com a autora e blogueira literária! Arrasou.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Amei esse bate-papo, parece aquela conversa gostosa que temos com uma boa amiga!
    Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a autora e blogueira.
    Fico muito feliz com essa mensagem que ela deixou na última resposta "Nunca duvide do poder da literatura". Eu também acredito muito nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! a intenção é mesmo essa, de trazer vocês para próximo de mim e do entrevistado!Que bom que consegui!
      Beijos carinhosos!

      Excluir
  6. Oi!
    Acho super interessante esse tipo de entrevista, pois nos aproxima um pouco mais dos escritores, pessoas quem normalmente só se apresentam a nós indiretamente, pelas suas obras. Adoro saber um pouco mais de suas vidas e coisas assim!
    Abraços,
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelo carinho e contribuição! É mesmo muito gostoso sabermos mais dos escritores que nos cercam com suas obras! Grata!
      Volte sempre!

      Excluir
  7. Oii!

    Não conhecia a autora, mas amei suas perguntas e as respostas dela! Especialmente a mensagem para os leitores, parece ser uma autora maravilhosa! Já vou pesquisar esses livros dela que você mostrou para comprar e ler!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como vai?? Mensagem linda e empoderadora mesmo! Não podia fecharmos melhor! Beijos!!!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem? Que entrevista mais enriquecedora e cheia de informações sobre a autora. Valorizo muito pessoas que incentivam a leitura e conquistam mais leitores para esse universo. Pela idade ela é mesmo muito nova. Um ser cheio de luz e coisas boas. Pelo nome não conhecia mas fiquei curiosa para saber mais sobre ela. Pela entrevista ela parece muito simpática. Pessoas assim conquistam todos ao redor. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Érika! Bom te ver por aqui, menina! A Michelle é mesmo muito cheia de vida e talentosa! Adoro essa parceria! E que bom que estou agradando com as entrevistas! Grata pelo apoio! Beijos!

      Excluir
  9. Adorei a entrevista, estou me interessando por escrita literária ultimamente, desde que comecei meu blog. Adoro criar coisas.

    É legal ver uma autora que também é blogueira. Coisas da era digital.


    ______
    🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
    👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido! Que lindo esse seu interesse literário! Achegue-se então!
      E volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  10. Adorei esse bate-papo! É sempre bom conversar xô outros leitores! Amei e já estou indo lá no Instagram conhecer!

    ResponderExcluir
  11. Oiii! Bora lá conhecer os Igs da Michelle e suas belas obras!Beijos carinhosos e gratos!

    ResponderExcluir