BATE-PAPO COM AMANDA, DO BLOG SOBRE A LEITURA

Oi, oi! Como estão?
Eu estou mega feliz com a série de bate-papos que venho trazendo para vocês!
No ano passado, eu sempre trazia a possibilidade de bate-papos com autores nacionais, o que é muito gostoso. Afinal, quem não se encanta com a oportunidade de conhecer mais e mais daqueles que nos proporcionam leituras de todos os gêneros, além do prazer acentuado pela literatura?

Foi aí que eu pensei: 
  • Por que não expandir o leque e trazer entrevistas com pessoas das mais diversas áreas da literatura? 

Assim começou a série de bate-papos em que a cada semana trago não apenas autores, mas blogueiros parceiros que com certeza irão enriquecer o ambiente com muitas histórias e curiosidades acerca de gêneros literários, escritores, livros e tantos outros assuntos.

O pontapé inicial foi na semana passada, com o querido Gustavo, do blog Leitura Enigmática.

Hoje, para dar continuidade, venho com mais um blogueiro literário: dessa vez, com a querida, que já virou uma amigona, a Amanda, do blog Sobre a Leitura.
Vamos acompanhar?



1. Pode nos apresentar um pouquinho da Amanda do dia a dia? E quem é a Amanda do Blog Sobre a Leitura ?

Eu costumo achar difícil falar de mim, mas vamos lá. Tenho 29 anos, sou formada em Farmácia, mas sempre fui apaixonada por design e fotografia. Moro com meu namorado e um poodle chamado Luke.
A Amanda do blog Sobre a Leitura é a que tenta se virar em mil e tá sempre interagindo, fazendo ou editando fotos, com a mente criativa trabalhando sempre pensando em mudanças ou criando artes pro blog.

2. Como surgiu seu interesse pelos livros?

☕ Na infância mesmo. Eu sempre tive acesso a gibis da Turma da Mônica, tinha um livro em casa chamado "Sapatinho de camurça com biquinho de verniz", que li muito e a "Bíblia da Garotada".

3. Você possui um gênero literário favorito? E dentro dessa linha, qual seu autor predileto? Por quê?

Eu estou sempre flutuando entre gêneros, mas acredito que meu favorito seja suspense/terror. Gosto muito do trabalho do Sidney Sheldon e do Stephen King mas não posso negar a importância do R.L. Stine também, já que fui apresentada ao gênero lendo "Goosebumps".


4. De onde veio a vontade de criar o projeto literário Blog Sobre a Leitura? E quanto tempo ele está no ar?

☕ Eu sempre gostei de blogs. Já tive alguns menores. Na adolescência falava de temas mais pessoais, já tentei fazer um sobre beleza também, mas a ideia do blog literário inicialmente foi como um marco para retornar à leitura de livros por lazer, visto que eu tinha a trocado por livros didáticos e artigos durante a faculdade. Também o vi como uma oportunidade para falar sobre outras paixões: filmes e séries. E como eu sempre gostei de escrever e fotografar, juntamente com minha amiga Priscila, que conheci em um grupo literário do Facebook, achei que seria uma boa ideia. Ele está no ar desde janeiro de 2018.

5- Sua rotina diária tem ligação, de alguma forma, com o blog? Se sim, como?

☕ E como tem! Tem dias que eu vivo pro blog somente! Ultimamente estou envolvida em projetos pessoais e tem sido difícil conciliar, mas quando meu foco está totalmente no blog, tô sempre interagindo, vendo inspirações, tirando e editando fotos ou lendo, que de certa forma também faz parte da rotina do blog.

6- Você tem uma meta em específico a atingir com a criação do projeto literário? Qual?

Não acredito que sejam específicas, mas o meu blog iniciou mais como um hobby, mas acabou se tornando um instrumento de incentivo à leitura, então acho que quanto mais pessoas eu puder alcançar, melhor. Eu tenho um conto de drama escrito que escrevi acho que em 2014 e estou revisando porque quero divulgá-lo também. Não espero uma carreira de escritora, mas gostaria que o blog e o conto fossem um marco da minha passagem por aqui, sabe?

7- Quais são seus projetos futuros, falando amplamente, e não apenas do blog? Pode nos contar?

☕ Eu amo o blog e não pretendo me desfazer dele, mas preciso me dedicar mais aos projetos pessoais também, então meu primeiro projeto futuro é de organização e conciliação das coisas porque costumo ser intensa demais focando em uma coisa só e se aquilo não caminha de acordo com meu esperado acabo me frustrando, então preciso dar um jeito nisso. Mais a frente pretendo abrir um canal no YouTube também, sem ser literário, mas de certa forma interligado ao blog Sobre a Leitura, mas só direi isso porque ainda é um plano.



8- Você considera que hajam prós e contras de ser um blogueiro literário? Por quê?

☕ Não digo nem só literário. Estamos entrando em um mercado que já está saturado de blogs de diversos temas e com anos de experiência. Não é fácil se destacar. E quando se tem um blog, é ainda mais complicado. Estamos numa época de leituras sucintas e às vezes puramente visual. Então, acho que meu conselho para quem quer iniciar seria focar em IG literário, podcast ou Canal no YouTube. Algo que as pessoas apenas passem o olho ou possam ouvir/assistir enquanto fazem outra coisa em meio à rotina atarefada.
Acho que o maior pró que existe é poder conhecer pessoas de outros cantos do país e às vezes até do mundo. O blog me trouxe vários amigos. Alguns terei a oportunidade de ver na Bienal.
Outro pró é conhecer obras maravilhosas que talvez eu nunca teria contato por não se tratarem de best-sellers.
E óbvio que o reconhecimento pelo trabalho feito no blog é ótimo também, mas isso não é tudo. Não acho que precisemos nos cobrar tanto e ficar chateados se algo não funcionar da maneira que esperávamos. Digo isso por mim também porque sou muito auto-crítica e preciso me policiar nisso. Acho que o segredo está em ver o blog como um diário. O que importa são as lembranças que você terá mais a frente ao ler suas resenhas e lembrar de tudo que sentiu ao ler tal livro.

9- E da parceria de um ano com Café com Leitura Blog, o que tem a dizer? ;)

☕ Nossa, eu nem tenho palavras para descrever o quanto é especial! A Ana tá como parceira desde o início do blog e sempre foi um amor de pessoa. Eu nem imaginava que mesmo com tantas diferenças de gostos essa parceria desse tão certo e ultrapassaria os limites do blog. Ela passou de parceira para amiga e estamos sempre ajudando uma a outra como podemos, desabafando quando tá tudo uma loucura e o blog tá meio de lado... É a parceira mais próxima que eu tenho e que acabou me trazendo mais amigos no meio literário, incluindo o parceiro Gustavo, do Leitura Enigmática e a Fernanda, do Conduta Literária

10. Gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores?

☕ Primeiramente, eu vou me desculpar um pouco da minha ausência do blog, mas ele tem bastante conteúdo já e adoraria convidá-los para conhecer. Geralmente posto mais no IG @blogsobrealeitura, mas vocês estão convidadíssimos a conhecerem o https://www.sobrealeitura.com/ , porque por mais que ele seja menos usado, ele é um xodó para mim. Cada detalhezinho de arte nele foi pensado e criado com muito carinho por mim mesma e por mais que não sejam grandes obras de arte, eu sinto muito orgulho de ter juntado meu conhecimento para fazer algo com a minha cara.
Também há perfis no Twitter e Facebook como sobrealeitura.

Para os que já conhecem e acompanham o blog, eu só tenho que agradecer por todo o carinho.

E por fim, queria dizer que não se incomodem com o que as pessoas pensam das suas leituras. Não deixem que te julguem pelo que você lê, apenas leiam. Aproveitem aquele tempinho no transporte público, aquele intervalinho entre as aulas, qualquer tempinho.
Leiam panfletos, bulas, revistas, livros, artigos, notícias, encartes... só não deixem de ler.


Nossa! Eu preciso dizer que me emocionei lendo cada resposta dessa que virou uma super amiga, mesmo a distância! Quanta coisa linda tenho compartilhado com ela e aprendido, assim como muito bem mencionou ainda o Gustavo e a "Fê", que estão junto de nós em tantos projetos bonitos, sempre uns dando incentivos e dicas aos outros, bem como a parceria no projeto#12MesesComClarice2019, que vocês têm acompanhado mensalmente.

Como ela disse, em outras palavras, a Bienal desse ano será um ponto de encontro! E nós duas já estamos combinando! 
Torço por cada expectativa dela, e espero estar resenhando aqui sobre suas histórias, além de acompanhando seu trabalho em demais instâncias, assim como mencionou o YouTube.

Mas me contem aqui: o que estão achando dessa série de bate-papos que irá, com certeza, se estender ao longo do ano?
Já conheciam a Amanda, do blog Sobre a Leitura? Se sim, curtem as dicas literárias que ela coloca lá, assim como os diversos projetos?

Estão curiosos pela próxima pessoa a ser entrevistada? Eu só posso dizer a vocês que está tudo já acertadinho! ;). E que me acompanhem, porque muitas novidades estão vindo por aqui e por todas as redes sociais do "Café", ok?

Beijos literários!

8 comentários

  1. Ahhh que graça!!!
    Uma das melhores coisas é conhecer pessoas maravilhosas, apoio e carinho nas horas felizes e naquelas não tão felizes. Amigos que dão ânimo e incentivo nessa estrada.
    Adorei conhecer mais da querida amiga Amanda.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, amiga! sempre é! Vocês são luzes na minha vida! E sou grata! Bjs

      Excluir
  2. O que dizer da Amanda? super parceira, já me ajudou demais no design do meu blog, até me sugeriu em mudar quase tudo lá no começo do ano, que estava uma bagunça. Hoje ele está ótimo, graça as suas sugestões profissional. E também temos um gosto em comum: leituras de terror e suspense. Adoramos Stephen King e o caso do "Cujo" com a Ana Claudia vai ficar na história. kkkkk Quem estiver curioso, pergunte para ela. rsrs Adorei demais a entrevista, ficou perfeita e desejo todo o sucesso literário desse mundo para Amanda e o Blog Sobre a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk! Vocês, hein!!!! Adorooo! Vocês são presentes que ganhei! A gente ri, questiona, lamenta, reclama e vibra! Tudo um pelo outro, mesmo a distância! E é um barato!

      Excluir
  3. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Gosto muito da expressão "ficar de papinho". Lembrei-me quando li "bate-papo". O Gonçalo é um Blogger muito carismático que conheci através do grupo.
    Em relação à Amanda, não sei se conheço.
    Amo terror e Stephen King. Quanto aos outros dois Escritores, não estou a ver quem seja. Eu não sei de nada ahahahaah
    A entrevista está tooop! <3
    Beijokitaz







    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana a sua interação, Miss! adoro quando se achega por aqui! Bjs de gratidão e carinho!

      Excluir