19/2019: #12MesesComClarice - CONTO: EU E JIMMY

"Desde pequena tinha visto e sentido a predominância das ideias dos homens sobre a das mulheres".
Olá, como estão? Eu estou muito feliz com o desenrolar do  Projeto #12MesesComClarice2019, em que eu, do Café com Leitura Blog, o Gustavo, do Blog Leitura Enigmática, a Fê, do Conduta Literária e a Amanda, do Blog Sobre a Leitura temos divulgado com carinho a cada mês do ano um conto de Clarice Lispector contido no livro Todos os Contos, da Editora Rocco.


O conto retrata a forma de ver o mundo da personagem, narradora, acerca de questões que nos remetem a relacionamentos, assim como o papel do homem e o da mulher.
Cita sua história com Jimmy, rapaz cheio de ideias, que andava de cabeça erguida... e pegava-se a perguntar:

  • Mas será que estava pronta para acompanhar tais pensamentos e maneira de encaixar no mundo?
E por estar a frente demais dos padrões convencionais, acabara afastando-se. Ela não estava preparada para seguir o padrão convencional...

... não se sentia "animal"...

A personagem relata sua história com Jimmy, desde o início, e faz comparativos com o relacionamento de seus pais, fazendo inclusive, referências aos ideais de feminismos que nos acometem, mas que no caso deles, e em muitas situações corriqueiras do cotidiano, vemos ocorrer.
"Mamãe antes de casar, segundo tia Emília, era um foguete, uma ruiva tempestuosa, com pensamentos próprios sobre liberdade e igualdade das mulheres. Mas veio o papai, muito sério e alto, com pensamentos próprios também, sobre... liberdade e igualdade das mulheres [...] Houve um choque. E hoje mamãe cose e borda e canta no piano e faz bolinhos aos sábados, tudo pontualmente e com alegria. Tem ideias próprias, ainda, mas se resumem numa: a mulher deve sempre seguir o marido[...]".
Quando mencionava as teorias Hegelianas, suas ideias, na verdade, não eram bem aceitas ou bem compreendidas entre Jimmy e os seus. Mas bastava-lhe viver, e seguir!
"Voltávamos, assim, ao ponto de partida? Não achei que esse fosse um argumento, mas consolei-me um pouco. Dormi meio triste. Mas acordei feliz, puramente animal. Quando abri as janelas do quarto e olhei o jardim fresco e calmo aos primeiros fios de sol, tive a certeza de que não há mesmo nada a fazer senão viver."
Um conto super curtinho, gostoso e rápido de se ler! 

Esse mês fiz algumas leituras de cunho reflexivo quanto ao feminismo e ao papel da mulher na sociedade de forma sócio-histórica. É uma abordagem que gosto muito. Então, tais análises e a narrativa da personagem só vieram a complementar e me enriquecer enquanto leitora.


Convido vocês a nos acompanharem em nossas redes sociais! 
Todo mês tem um conto diferente, com abordagem variada, mas sempre com um intuito, típico de Clarice! Tem sido maravilhoso!

Me digam: vocês já leram os contos de Clarice? Já leu algum livro da autora? Qual? E quais não leram ainda, mas têm a intenção de ler?
Não vejo a hora de ver as respostas de vocês! Bora interagir, meu povo!

Beijos literários!








15 comentários

  1. Ainda não li nenhum livro da Clarice, estou querendo começar com um livro com uma pegada mais feminista, pois vou participar de um encontro literário na minha escola e o tema são livros da Clarice Lispector. Amei o post! ❤❤❤ Se tiver alguma indicação de livro da Clarice com uma pegada mais feminista, pode mandar! ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Que lindo layout <3
    Nunca li nada da Clarice Lispector, eu acho. O motivo é simples: Já tenho uns 400 livros e ainda não li metade. Não posso cair em mais tentações. Sim, pelo que já li a Lispector é uma tentação. Embora, seja sempre uma incógnita, porque não li. Também dizem muito bem da do Crepúsculo e eu acho uma bosta...
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
  3. Resenhas sobre obras de Clarice Lispector são sempre bem-vindas e bato palmas por ela sempre ser lembrada por aqui. A criação da tag 12 meses com Clarice foi excelente, estimula os leitores a conhecerem um pouco mais o trabalho dessa genial escritora. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  4. Amei todas as dicas! Voltarei aqui sempre para ver novas dicas de livro! Suas fotos são lindas ❤

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Gosto muito de Clarice mas ainda não li esses contos. Li Laços de família e gosto muito, inclusive esteve na lista quando prestei vestibular. Com relação ao feminismo creio que cada pessoa pensa diferente. Há aqueles que acreditam que as mulheres devem voltar para o fogão, e há quem pense que as mulheres devem voar ainda mais alto. Ganhamos muito espaço na sociedade mas acredito que podemos ser ainda mais valorizadas principalmente quando o assunto é diferença de salário e promoções. Achei bem legal esse projeto. Ansiosa pelos próximos contos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a autora, mas a sua apreciação dos contos me cativou. Ficarão em lista de espera para as minhas leituras nos próximos meses. O projeto parece-me espetacular, é uma ótima forma de divulgar os blogs, bem como a boa literatura que se vai fazendo!

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Clarice, mas confesso que esse conto me incomoda. Já o li por duas vezes. Num encontro de Clarice promovido por uma professora de São Paulo, completamente apaixonada pela autora. E na outra ocasião foi por tentar me libertar do "não gostar" desse conto. Me incomoda a maneira como a personagem narra a trama e se diz perturbada pelo personagem masculino, que para mim é insosso e não me causaria nenhuma perturbação, como não causou. E a maneira como tudo se desfaz, parece aqueles encontros marcados por App... esse não. rs

    bacio cara mia
    até o próximo conto de Clarice!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Claudia!
    Adoro ver as postagens desse projeto, de vez em quando também vejo no Conduta Literária!
    Eu gosto muito de Clarice, mas confesso estar em falta com leitura dela. Faz tempo que não leio nada! ehehe
    Essa edição do livro de contos dela está magnífica, quando tiver a oportunidade, irei ler com certeza!
    Gostei muito da proposta da história desse conto, e curiosa pelo modo narrativo dela. Adoro os debates que a Clarice proporciona em suas obras, inclusive!
    xoxo

    ResponderExcluir
  9. Oie, amiga!!

    Tão bom participar com vocês desse projeto lindo e a cada mês degustar de um dos contos da Clarice.
    Esse conto foi curtinho e tão significativo!
    Adorei seu post, ficou lindo e arrasou nas fotos.
    Até o próximo conto!!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Adorei o projeto ! Eu ainda não encarei o desafio que é ler Clarice, mas é algo que preciso fazer. Achei bem legal que você tem o apoio de outros na leitura coletiva !

    ResponderExcluir
  11. É uma temática que merece reflexão, será que a concretização do amor acarreta sempre o predomínio de uma personalidade sobre a outra? A verdade é que é um equilíbrio puro, em que duas pessoas se encontram "a meio do caminho" sem maiores cedências de uma delas não é nada fácil de se encontrar...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim, poder divulgar a cada mês um conto da Clarice Lispector seria um sonho! Simplesmente adorei esse projeto! Meus parabéns aos demais colaboradores também. Apesar de ser um conto curtinho, gostoso e rápido de ler, o conto traz muita reflexão e um conteúdo significativo como toda boa obra da arte da literatura.

    ResponderExcluir
  14. Então... Li um livro da Clarice (A paixão segundo GH) na adolescência e foi uma decepção, único livro que já abandonei na vida...
    Mas ando pensando em dar uma segunda chance, agora com uma mente mais madura pode ser que veja de forma diferente. Vejo tantos elogios à autora que acredito que eu possa ter feito um julgamento apressado. Não arriscaria ler novamente o mesmo livro, foi traumático rsrs
    Mas esse conto que você descreveu me chamou bastante a atenção e acho que seria uma boa forma de tentar novamente. Vou salvar aqui nos favoritos para pensar com mais carinho e quem saber tentar uma nova leitura da autora...
    Obrigada pela dica!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei esse projeto! Já quero participar! Preciso ler esse conto, e claro os outros, fiquei muito curiosa!

    ResponderExcluir