DIA MUNDIAL DO LIVRO

"Cada um tem seus motivos na literatura, na escrita. Há pessoas que escrevem para falar com os outros, há pessoas que escrevem para falar consigo mesmas".
Mário Sergio Cortella
Olá, pessoal! Como vocês estão?
No dia 18 de abril comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, que dentre diversas profissões, foi escritor, muito conhecido pela criação do Sítio do Pica-Pau Amarelo, fundador da Editora Nacional... enfim, um visionário, que afirmava, já em sua época, que "quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê". E previa, sim, que "um país se faz com homens e livros", frase mais que conhecida, e muito utilizada nos dias atuais.

Muita gente não sabe, mas hoje, dia 23 de abril, também celebramos tal importância, pois é o Dia Mundial do Livro. Tal data foi intitulada pela UNESCO, em 1995, em homenagem ao nascimento, (em 1564), e a morte (1616) de William Shakespeare; a morte (1616) de Miguel de Cervantes e o nascimento, em 1899, de Vladimir Nabokov. 

Além de nos convidar a reflexões sobre a importância da leitura ao desenvolvimento intelectual, à troca de conhecimentos, à identificação de culturas diversas e a nos propiciar a formação e a afirmação como seres críticos, conscientes e autônomos enquanto cidadãos, que pensam e têm seus pontos de vista próprios, também nos devemos conhecer esta data como o Dia dos Direitos do Autor. Nada mais do que muito justo e bem lembrado, já que são esses, muitas vezes loucos, outras vezes sonhadores, fantasiosos e idealistas, quem nos transportam a mundos inimagináveis.

No post de hoje, eu me vi na condição de iniciar os trabalhos com esta frase de Mario Sergio Cortella que peguei em um vídeo seu no Youtube, em que fala de suas vivências em uma palestra ao vivo, citando, inclusive, Monteiro Lobato. 

Fiquei bem reflexiva com o que disse já na conclusão do vídeo, porque, como em diversas outras situações na vida, assim também é com a literatura e a escrita. E eu consegui me ver em ambas, brevemente detalhadas pelo autor e filósofo.

O escrever pode ser um exercício interno, pessoal, como muito já fiz na vida, em meus diários, por exemplo, até chegar a criar coragem de expor meus sentimentos, meus pensamentos, minhas alusões...

Mas há pessoas que realizam os mais diferentes registros como uma maneira de falar com os outros, que também é, atualmente, como me sinto: alguém que tem uma missão a propagar, seja por meio dos meus escritos, aqui ou nas demais redes sociais, desde que criei, há pouco mais de um ano, o projeto literário Café com Leitura Blog . 

Coloco-me assumindo-me, sim, enquanto uma dessas pessoas que divulga a leitura, a literatura em suas mais diversas vertentes, trazendo, aos mais diversos públicos a curiosidade, o amor pelos livros, pelas leituras de todo tipo. 


O mais engraçado é que sempre me guardei, fugi, me desfiz, mas cheguei aqui! E quando aconteceu de maneira concreta, mais especificamente em meados de 2018, não divulgava,  não admitia, mesmo estando, sem perceber, como dizem por aí, "dando a cara a tapa". Afinal, todo meu trabalho consta nas mais diversas redes sociais. Sentido de fato não fazia!

Muitas são as inspirações e admirações que tenho, por diversos autores! Monteiro Lobato, Ziraldo, Cecília Meireles, Clarice Lispector...
... é até injusto continuar!

Mas que bom que existem pessoas assim, que me dão, no auge dos quarenta, certo orgulho de me identificar como um daqueles loucos, que citei mais acima, que transmitem o bem através de contos, resenhas, artigos, páginas avulsas, diários, crônicas, podcasts, páginas diversas, longas histórias, magníficas junções de palavras! 

Conseguimos trazer leveza e vontade de continuar a muitos!
É belíssimo, e nos fazem felizes, a todos, tanto os que leem, e ainda aos que escrevem!

Privilegiada! É assim que me sinto, ressignificando minha trajetória! Afinal, me enquadro nas mais variadas situações explicitadas por Cortella, pois tenho escrito para falar com os outros, mas também para comunicar-me comigo mesma!

Beijos literários!

32 comentários

  1. Que postagem recheada de carinho e amor. Não conhecia a maioria das informações que aqui você deixou registrado. É difícil não se emocionar com uma postagem assim, talvez por ela nos remeter a infância. Continue se inspirando e nos presenteando com tantas informações riquíssimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, sua linda! Meu objetivo, e tenho como minha missão, é de fato cativar aqueles que leem o que me proponho a escrever, justamente porque é assim que gosto de me sentir quando leio o que escrevem. Que bom que te tocou a alma! Espero te ver sempre por aqui!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oie, amiga!
    Que post mais lindo e tão recheado de carinho. Não haveria melhor frase para acrescentar aqui do que essa frase do Cortella, que resume muito bem aqueles nos fazem tão felizes com suas palavras.
    Eu te admiro e me sinto uma privilegiada por te conhecer e por conhecer seu trabalho!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, amiga! Você é uma linda! Obrigada pelas belas palavras! De fato, ele me inspirou! Como não, não é verdade!
      Beijos!

      Excluir
  3. Que post lindo!!!
    Não me imagino sem meus livros, sem ler...O quanto podemos aprender e ensinar através desse "meio de transporte"...
    Infelizmente os direitos dos autores nem sempre são levados a sério e o mais triste são que os próprios leitores desmerecem o autor...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que você gostou! De fato, a literatura brasileira deveria ser mais merecida, principalmente aqui no país, já que muitos buscam pelo exterior para obter reconhecimento do lindo trabalho que desempenham, mas nem todos conseguem! É uma pena, pois há pessoas maravilhosas e talentosas que merecem um lugar ao sol!
      Beijos!

      Excluir
  4. Sempre que abro um livro tenho um encontro comigo mesma. Refletir sobre a vida com o que aprendemos com a leitura é um dos pontos mais especiais que cercam esse mundo mágico dos livros. Parabéns pelo post maravilhoso!

    ResponderExcluir
  5. Lindo post, me identifiquei totalmente! A leitura nos leva para um universo de encantamento, nos faz viajar por mundos desconhecidos e cheios de emoção. Amplia nossos horizontes, aumenta o saber, enriquece nosso vocabulário, enfim, os livros só nos trazem coisas boas! Amei o post inspirador, parabéns pelo seu trabalho e dedicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que retribuição mais bela, enriquecedora e verdadeira! Grata por estar aqui, me acompanhando, sempre! Bom te ver aqui! Beijos!

      Excluir
  6. Que post mais reflexivo!!! Imagino um mundo em preto e branco se não existissem os livros, não imagino como seria nossas vidas sem algumas linhas diárias para ser lidas, não imaginaria a minha vida sem ter contato com essas páginas e esse cheiro de conhecimento que eles nos trazem. Bendito sejam os livros!!! Adorei para caramba seu post, parabéns!!! Ah, esse local que vc tira suas fotos sentada no banco é um dos meus cenários preferidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é um fofo, meu amigo! E se inspirou por aqui, hein! Adorei! Enriquecendo sempre meu trabalho por aqui! Obrigada! Sobre esse cantinho, fica no meu quintal. Meu marido quem fez para mim quando nem sonhava em estar engajada no "Café"! Acho que tinha que ser mesmo! Abraços!

      Excluir
  7. Que post bonito! Adorei as informações que você trouxe e as reflexões que você levantou também foram sensacionais.
    Um mundo sem livros seria bem chato, imagino as pessoas que dizem que não gostam de ler, como que elas vivem, eu não conseguiria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não dá para viver sem livros, não é mesmo!? A interação que nos é proporcionada é imprescindível ao conhecimento humano!
      Grata pela visitinha e pela rica contribuição!
      Beijos!

      Excluir
  8. Que Post mais lindo e agregador, realmente esse mundo literário pode nos proporcionar coisas maravilhosas e esse trabalho em compartilhar as leituras e estar em contato com outros leitores é uma forma de distribuir esse amor que temos pelo livro. Eu gosto muito e parabéns pelo trabalho que tem feito

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brenda! E, primeiramente, simmmm, "aceito café"! Nossos blogs se casam nas propostas e eu amo isso!Obrigada pelo carinho e credibilidade! Beijos!

      Excluir
  9. Oiii Tudo bem??

    Me sinto assim como você, privilegiada por falar através da escrita, o Blog nos proporciona muita coisa boa, fiquei curiosa quanto a essa postagem, queria ver. Adorei o post.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa! Você diz do vídeo do Cortella? Eu compartilhei lá na minha Fanpage no Facebook! Não me lembro agora o nome do vídeo, mas me lembro que ele fala do dia em que teve raiva de Monteiro Lobato! Obrigada!
      Bjs

      Excluir
  10. Olá!

    Gostei muito do seu post, adorei sua sinceridade, saber mais um pouco sobre você e as informações que trouxe nele.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria Helena! Como vai!? Sim, eu sou muito alma e coração quando escrevo! Que bom que sentiu-se bem por aqui! Volte para papearmos mais vezes, ok? Te espero com uma caneca de café na mão! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Que post mais amor. Escrever sobre livros, relembrar o que nos marcou e nos trouxe até aqui é algo incrível. Comemorar o dia do livro infantil é muita nostalgia ainda mais quando lembramos quais títulos marcaram nossa infância. Um dos que mais gosto é A princesa e a ervilha ganhei uma coleção de livros da Disney da minha mãe quando tinha uns 10 anos e foram os primeiros da minha mini biblioteca. Lembro até hoje. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, realmente são momentos que nos marcam! Feliz por ter você aqui! Beijos de gratidão!!!

      Excluir
  13. Lindo texto, realmente pude sentir seu amor pelo mundo literário. Também me sinto muito feliz por fazer parte (mesmo que uma pequena parte) desse mundo.
    Desejo que você continue com seu belo trabalho e assim espalhe esse amor pelos livros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvidas, eu posso dizer que adorei essa sua homenagem linda, além de muito informativa a essas datas tão especiais que comemoro, mas ainda pouco lembradas entre os brasileiros como: Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro. Como amante da arte da literatura presto todo o meu apoio pelo texto lindo que também deixou aqui. Um viva ao amor pelos livros e a literatura!❤.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. U-hulll! É maravilhoso quando caminhamos juntos em prol desse bem comum que é a literatura! Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  15. E eu fico aqui, no meu cantinho, só a espiar o que a literatura apronta na vida das pessoas e isso me fez satisfeita, justamente por perceber que a realidade precisa-necessidade desses elementos para ser suportável. vida longa e eterna aos livros e seus leitores.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas você não fica daí só quietinha que eu bem sei! Contribui e muito! Hahaha!!! Grata pelo carinho!

      Excluir
  16. Que post mais recheado de sentimento bons! Carinho e amor expressados em palavras, fica dificil expressar o quanto seu post toca nos leitores, nos blogueiros...nos como humanos. A leitura é essencial e o conhecimento é sem dúvida a maior riqueza que podemos ter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palmas para nós que sentimos e encaminhamos nosso amor pelos livros!Beijos de gratidão!!!

      Excluir
  17. Oi Ana
    Que post gostoso de ler. Eu nunca deixo passar em branco essas datas que tenham a ver com livros e literatura. Dá uma felicidade tão grande ver que existe um reconhecimento mundial da importância do livros na nossa vida. Infelizmente, cá no Brasil ainda é difícil ver pessoas que reconheçam a importância da literatura para a formação de seres humanos melhores.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  18. Oiii! ah, eu também não gosto de deixar passar em branco! Nosso papel propagador está aí, não é verdade!? Grata, viu?? Beijos!

    ResponderExcluir