BATE-PAPO COM GUSTAVO, DO BLOG LEITURA ENIGMÁTICA

Olá, pessoal! Como estão? Hoje o bate-papo será muito especial! Tanto quanto sempre, claro, mas com um toque diferenciado.
Faz tempo que eu gostaria de fazer bate-papos mais diversificados. Além de apresentar a vocês um pouco de curiosidades de autores, como tenho feito, minha intenção para 2019 era a de "ampliar o leque". Isso mesmo! Trazer belas conversas com editoras e blogueiros parceiros. Não é legal!?
E hoje eu não poderia trazer pessoa melhor para começarmos essa nova fase dos "bate-papos" aqui no "Café"
Ele foi um dos meus primeiros parceiros e, mesmo a distância, se tornou um super amigo, que torce por minhas empreitadas, vibra pelas minhas conquistas! E quero ele saiba que é recíproco!
Já adivinharam quem é?
Eu estou falando do blogueiro talentoso, amigo e parceiros em aventuras literárias, Gustavo, do blog Leitura Enigmática.



1. Quem é o Gustavo? Pode nos apresentar um pouquinho de você?

 Sou uma pessoa que está sempre rindo, ajudando ao próximo e de bem com a vida. Curioso, além de leitor sou viciado em séries de TV, filmes e documentários (principalmente os médicos e sobrenaturais que passam no Discovery Channel). Não curto pessoas que ficam reclamando da vida o tempo todo, nem pessimistas. A vida é muito curta para ficar se lamentando diariamente, temos que aproveitar cada momento ao máximo!!! Sou biólogo, matemático, pedagogo e formado em Letras.

2. De onde vem essa sua paixão pelos livros? E quais seus gêneros literários favoritos?

 A paixão pelos livros me despertou quando tinha nove anos, lendo minha primeira obra na escola que se chama "O rei Oscar e o pernilongo". Tenho esse livrinho até hoje comigo. Desde então comecei a devorar os livros. Além de ler os obrigatórios que a escola pedia, lia outros títulos por conta própria. Isso me ajudou muito, pois ajudou demais no meu desenvolvimento escolar e até hoje vem contribuindo. Meus pais sempre me apoiaram quando viram meu interesse pela leitura, me presenteando a medida do possível com novas obras. Eu pulava de alegria!!! Meus gêneros literários são terror, suspense, thriller, fantasia, sci fi e distopia, mas leio um pouco de tudo. Só não curto auto ajuda. 

3. Há um livro que seja  considerado por você o seu preferido? E por quê? 

 Sim. "É proibido chorar" -  M.S. Simmell. Foi um livro que li aos 11 anos e até hoje está em minha memória. É uma história que retrata valores e ensina a ser honesto, que a trapaça não leva a nada. Li esse livro tão rápido e fiquei triste quando ele terminou, queria muito fazer parte dessa turma. Esse livro é incrível e também o tenho até hoje.

4. Possui manias literárias? Pode citar alguma?

 Tenho sim, como cheirar os livros quando compro ou estou na livraria, uso apenas um único marcador para meus livros, os demais eu guardo, pois coleciono. Quando paro de ler, coloco o livro na estante deitado e com a lombada voltada para fora, mostrando o título do mesmo e a mais bizarra que eu acho que tenho é reproduzir as ações dos personagens, por exemplo, quando no decorrer da história aparece "Fulano de tal deu uma piscadinha" - Eu pisco, acredita? Tal personagem deu de ombros - Eu reproduzo essa ação. E converso com eles o tempo todo também. 



5. Como veio em mente a criação do blog? E por que o nome?

 Eu tinha um blog chamado "Laboratório de ideias", o qual postava de tudo um pouco. Mas notei que postava mais assuntos de literatura e livros em geral, aí notei que estava indo cada vez mais para o meio literário, então resolvi fechar esse blog e abrir o Leitura Enigmática. E esse nome foi difícil de sair. Como já disse, gosto demais de ler terror e sci fi. E queria um nome onde aparecesse algo que fizesse lembrar leitura e outro que lembrasse mistério ou suspense. Como sou muito fã da já extinta série "Arquivo X", onde resolviam muitos enigmas, resolvi chamar o blog de "Leitura Enigmática", mas te falo que foi muito difícil chegar até esse nome. Surgiram vários, foi quase um mês para decidir.

6. Há quanto tempo surgiu o projeto Leitura Enigmática ?

O Leitura Enigmática surgiu em 29 de Dezembro de 2017, sendo de início uma página no Facebook, depois migraram para as demais redes sociais (blog, instagram, twitter e skoob).

7. Como é a sua interação com os autores, editoras e outros colegas blogueiros?

☕ Graças a Deus a interação com os autores e editoras são bem tranquilas. Tenho parceria com algumas editoras e escritores que estão caminhando muito bem. Com meus colegas blogueiros, fiz excelentes amizades, alguns blogs nem chamo mais de colegas, mas sim amigos. É tão bom em gratificante quando essas coisas acontecem. 

8. Qual é a proposta do blog em relação à literatura?

Na verdade, eu iniciei o projeto para divulgar literatura de terror, suspense sci fi e afins, mas depois que comecei a adquirir mais experiência na área, vi que a coisa não era bem dessa forma. Hoje o Leitura Enigmática tem a proposta de levar para os visitantes do blog indicações de livros e variedades sobre literatura em geral e também tem um espaço para a divulgação de escritores nacionais que merecem serem divulgados, pois noto que eles não têm muito suporte e a cada nova parceria e obra lida deles, vejo que nosso país possui inúmeras mentes brilhantes escondidas e sem reconhecimento. É bem triste isso.



9. Tem projetos futuros para esse belo trabalho que desempenha em suas redes sociais?

☕ Desejo abrir meu canal no YouTube, mas irá demorar um pouco ainda.

10. Na sua opinião, quais os prós e contras de ser um blogueiro literário? Por quê?

Os prós são as oportunidades e chances de conhecer muita gente nova e trocar experiências. Os contras é o tempo escasso que tenho, pois não sou remunerado como blogueiro, faço porque gosto muito disso e também vejo um pouco de desunião entre os blogueiros, tipo, eles ficam sabendo de algo que poderia ajudar a todos e não divulgam. Desculpe a sinceridade, mas alguns blogueiros só olham para seu umbigo e não colaboram com o próximo. Acho isso extremamente desnecessário. O que eu posso fazer para ajudar, faço. Se você faz o bem, receberá o bem.

11. Estamos em parceria, Café com Leitura Blog e Leitura Enigmática há um ano! O que tem a dizer sobre isso?

☕ Como disse anteriormente, alguns blogs eu já considero como amigos e o Café com Leitura Blog é um deles. Dá para sentir a áurea positiva entre nossa parceria, sempre um contando com o outro, dando forças nos momentos de desânimo, sempre que aparecem novidades, um conta para o outro. E acima de tudo sendo sinceros e honestos. Com isso, podemos concluir que só estamos colhendo bons frutos. É bom demais!!!

12. Tem alguma mensagem a deixar aos nossos leitores?

☕ Jamais desistam dos seus sonhos, sejam quais forem. Em nossa vida podem aparecer barreiras, mas saibam que nenhuma delas é intransponível!!! Boas leituras!




Gente, que super conversa!
Quantas curiosidades interessantes!
Sobre os livros que te marcaram, "O rei Oscar e o pernilongo""É proibido chorar", de M.S. Simmell, não conhecia! Me diverti com algumas manias! Super legal!
Vi que começamos quase juntos nossos projetos! Estou na torcida desde já pelo canal!
E sobre nosso misto de amizade e parceria, fico muito feliz, pois vejo que temos objetivos semelhantes, e nos divertimos com isso!

Mas me contem: gostaram dessa inovação nos bate-papos que vamos iniciar por aqui?  Já conheciam o Gustavo e o seu Projeto, o Leitura Enigmática?

Tem muita gente boa que quero apresentar para vocês ainda! Então, me acompanhem!
Por hoje é isso!
Beijos literários!

8 comentários

  1. Muito obrigado pelo convite, fiquei lisonjeado. Foi um prazer imenso poder estar aqui nesse blog maravilhoso. O café com leitura blog é uma super parceria, gosto demais desse lugar que é pura literatura!!!

    ResponderExcluir
  2. Que nada, amigo! é puro reconhecimento! Você tem desempenhado um trabalho de qualidade no que refere-se ao incentivo à literatura! Parabéns por isso! E grata, sempre, pela parceria e credibilidade em meu trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Amiga que delícia de post!! E começou tão bem!!!
    Gostei muito de saber mais do Gustavo, de como começou sua paixão pela leitura, o blog e as maninas literárias, ótimas!! rs.
    Com certeza uma grande pessoa, um blogueiro como poucos e um trabalho lindo que merece ser divulgado.
    Parabéns e muito sucessos aos dois! Amigos queridos!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Acabei de sair do blog do Gustavo e me deparo com esse delicioso bate-papo!!!
    Concordo com o Gustavo quando ele menciona a falta de união entre os blogueiros...Ainda bem que esse não é o nosso caso!!!
    Super beijo

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais desse bate-papo pra lá especial! Eu confesso que ainda não conhecia absolutamente nada a respeito do Gustavo e o seu Projeto, o Leitura Enigmática. Estou adorando esse bate-papos por aqui. Bela trabalho!��

    ResponderExcluir
  6. Adoro esses bate papos que você faz é uma forma gostosa de conhecermos mais sobre as pessoas que desse mundo literário. Gostei muito de conhecer mais sobre o Gustavo. Não conhecia ainda.
    Aceita Café?

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente não conhecia o Gustavo, e também não conhecia ainda esse blog que pelo que pude perceber é recheado de dicas incríveis. É muito prazeroso saber que ele tem manias que também tenho como cheirar os livros kkkkk (eu amo isso). Gostei dessa ideia de interação hiper rica e prazerosa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!

    Adorei esse bate-papo! É incrível como mesmo já conhecendo o Gustavo e o tendo como amigo ainda aprendi muito dele aqui. Adorei a história do surgimento do nome porque também amo "Arquivo X" e confesso que ao ler sobre dar uma piscadinha eu também pisquei. Me identifico demais com essa mania literária! Faço direto!

    Parabéns pelo post e sucesso para vocês!
    Beijos,
    Amanda

    ResponderExcluir