PROJETOS: LEITURA COLETIVA I


"E enquanto existirem uma ou duas pessoas que quiserem ler comigo, eu estarei lá!"

Olá, bookworms! A gente já inicia esse post de maneira tão bonita, tão poética e sincera!

Eu lhes pergunto: vocês sabem de é esta frase?
É do meu parceiro, o Allex Nascimentto, do Instagram Literário de Leitura Coletiva. 

No ano de 2018 conheci a proposta do grupo desse super bookinstagrammer por meio das divulgações participantes. Achei uma linda intenção e resolvi solicitar minha entrada no grupo. Logo fui por ele muito bem acolhida e por quase um ano tenho tido ótimas experiências! 

Mas o que é o grupo de  Leitura Coletiva do Allex Nascimentto?

Ninguém melhor que ele para nos esclarecer! Bora ver o que ele nos tem a dizer?
Me acompanhem!




Paulo Freire já dizia que "A leitura do mundo precede a leitura da palavra", por isso acho necessário cada vez mais usarmos de nossa união para trazermos e atraímos um público de leitores ou não, instigando, debatendo ou até mesmo conversando. O grupo *Leitura Coletiva* começou de uma ideia mínima, éramos apenas 17 pessoas querendo ler O Pequeno Príncipe, e que atire a primeira pedra àqueles que nunca ouviram falar do Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, que viaja por diversos planetas semeando amor e encontrando várias diferenças em um um mundo totalmente único, dessa forma somos nós, a cada mês buscamos por meio de nossas leitoras encontrar uma unidade, saber que alguém está lendo o mesmo livro que nós naquele determinado momento é algo que nos entusiasma, nos faz querer de verdade ler um livro que talvez não fosse nossa meta. Eu, como fundador desse grupo, só tenho a agradecer a cada pessoa que entra e faz morada, tem gente que acompanha desde o início e viu como o grupo evoluiu, já chegamos a 70 leitores, isso é uma maravilha, já que nos dia de hoje os leitores estão cada vez mais raros. Compartilhar leituras é compartilhar vida e ensinamento, juntando um pouco do que cada um tem a oferecer construímos um mundo melhor. Já dizia Mário Quintana, "um verdadeiro analfabeto é aquele que sabe lê, mas não lê".      Allex Nascimentto

Que intenção mais nobre, não acham?

O grupo se iniciou em 10/01/2017 e diversas belas leituras já foram realizadas. Dentre elas estão:


  • A Garota No Trem;
  • Caixa de Pássaros;
  •  A Última Carta de amor;
  • A Cabana;
  • O Jardim das Borboletas;
  • A menina que não Sabia ler.



Eu li Um de Nós Está Mentindo, que aliás tem resenha aqui, O Homem de Giz, A
 Poção Secreta

Esse ano, li O Jardim das Borboletas, em janeiro (que em breve trarei resenha) e, ainda em fevereiro, lerei A Princesa das Cinzas.

Como sempre participamos democraticamente de votações para os meses subsequentes, há poucos dias elegemos o livro November 9, de Collen Hoover para a nossa leitura de março. Não vejo a hora!!!




Nosso grupo é bem interativo! Rimos, batemos muito papo, compartilhamos de informações diversas, nos divulgamos e ao grupo, nos apoiamos e acabamos virando uma família bem eclética.

As artes, sempre tão bem caprichadas, são preparadas pela Bianca, do ig literário Words_of_the_Imagination.

E eu tomo aqui a liberdade de lhes convidar a juntarem-se a nós! É uma delícia!

Não esperem para compartilhar conosco de interações maravilhosas e boas leituras!
Acompanhem a #lendocomallexnascimentto.

Beijos Literários!





16 comentários

  1. Amei o POST, obrigado pela sua participação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bommmm! Esse grupo de leitura mora em meu coração! Volte sempre! Beijos

      Excluir
  2. Oie, amiga!!
    Que delícia, eu adoro leituras coletivas. Sempre dão um gás na gente e conversar com outros leitores é bom demais.
    Fico até tentada!
    Vou acompanhar vocês.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe sim! Sempre que tiver a possibilidade, estarei divulgando esse lindo trabalho do Allex Nascimentto! Obrigada pelo carinho! Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, que texto de apresentação mais lindo o dele. Acho muito incrível a coragem e determinação de quem se dispõe a criar um projeto assim. Livros mudam as pessoas <3 Aaah, e nessas horas eu queria conseguir fazer leitura coletiva, mas já tentei uma vez e falhou haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, menina!? Nos chama realmente com seu amor e entusiasmo! Eu adoro e participo de mais um que estarei divulgando aqui a qualquer momento, além da leitura coletiva do livro "Os Miseráveis", que também divulguei aqui e estou amando! Grata por estar aqui! Beijos!

      Excluir
  4. É tão bom quando encontramos pessoas que partilham dos mesmos gostos que os nosso, a troca de informações gera conversas muito produtivas. Achei o máximo esse grupo, as leituras coletivas devem render ótimos debates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! O Alex é um querido que conheci em nosso meio faz um ano! E sobre os debates, sim são muito ricos! Feliz por te ver aqui! Beijos!

      Excluir
  5. Eu acho muito legais esses grupos de leituras coletivas porque é muito bom falar sobre o livro que estamos lendo, trocar impressões, debater opiniões. Já tentei participar de dois e digo que "tentei" porque nenhum dos dois deu muito certo. Acho que porque eu sou muito aleatória nas minhas leituras, do tipo que na hora de escolher minha próxima leitura vou muito na intuição, sabe? Pego minha lista de leituras futuras e procuro um título/sinopse que me atraia a atenção naquele momento. Então eu nunca consegui levar pra frente essas leituras coletivas porque muitas vezes os livros escolhidos não estão de acordo com a minha vontade no momento. E uma coisa que eu não faço é ler por obrigação. Eu tenho uma lista gigantesca de livros que eu quero ler, não consigo me forçar a ler algo que não estou com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou em três, na verdade, e até já tentei participar de outros, mas não rolou. primeiro porque não dá para abraçarmos o mundo e segundo porque nesses que estou os organizadores são super atenciosos, interativos e organizados. Dá gosto e super recomendo! Beijos de gratidão!

      Excluir
  6. Oi Ana Cláudia!
    Ah essa proposta é bem legal! Especialmente para quem gosta de ter gente pra comentar sobre o livro durante a leitura e acaba ficando um pouco sem ter com quem compartilhar.
    Acho que é uma ótima forma de incentivar as pessoas que não tem muito hábito de leitura também, de se comprometerem a acompanhar!

    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Rê! Olhando por esse lado, de fato é uma proposta belíssima de incentivo à leitura! Eu adoro e já estou com o Alex há quase um ano! Feliz por te ver aqui, viu? Beijos!

      Excluir
  7. Eu queria muito participar de uma leitura coletiva, acho que é uma boa forma de fazer amizades e trocar ideias sobre os livros. Infelizmente, ainda não consigo me comprometer com isso, mas é um desejo que possuo que espero que funcione algum dia hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Ah, que pena! É uma proposta muito gostosa, produtiva e democrática! Aprendemos muito também! Espero que, quando se sentir pronta, junte-se a nós!Feliz e grata por estar aqui, viu? Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a proposta do grupo, e deve ser bem legal ter com quem comentar sobre o livro que estamos lendo no momento. Eu gosto de fazer isso, mas difícil encontrar alguém que esta lendo para entender nosso comentário de indignação, surpresas e por ai vai rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! O barato dos grupos que participo é que ali nossos interesses se assemelham! ;) Adoro suas visitas!
      Beijos!

      Excluir