Projeto #12MesesComClarice2019


Oi, pessoal! Como vocês estão? Vamos de projeto novo??!!

Deixa eu explicar para vocês!
Eu tenho três parceiros incrivelmente maravilhosos: a Fernanda, do Blog Conduta Literária, a Amanda do Blog Sobre a Leitura e o Gustavo, do Blog Leitura Enigmática. Todos amantes de uma bela leitura!

E por falar em bela, por que não nos unirmos para lermos e conversarmos sobre contos de uma mulher e escritora excepcional? Clarice Lispector!

Daí veio a ideia de nos unirmos para lermos os contos do livro Todos os Contos, publicado pela Editora Rocco






Na verdade, para quem já teve o prazer de folhear o livro, vai perceber que ler um conto por mês não conclui a leitura da obra inteira em 12 meses, mas a nossa ideia é conversar, refletir e interagir  sobre a escrita dessa que fez a diferença num período em que não era tão comum mulheres escrevendo. E ela fez, além de muito bem feito, trazendo aos contos, uma sutileza e um charme que até então não se tinha registros!


Que tal conhecermos um pouco de  Clarice Lispector e da nossa  proposta de leitura com o projeto?






Clarice nos encanta com as palavras! E foi em 1943 que toda a magia da escrita apreendeu seus leitores pela primeira vez.
Nasceu na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Tempo de caos, de guerra, fome e sofrimento, mas sobreviveu...

... um prenúncio de que triunfaria!

Em seus 23 anos, Clarice, de uma maneira fascinante, atraiu, com a publicação de "Perto do Coração Selvagem", aos leitores da época.

Após, de forma lendária, a jovem de família humilde desaparece. Fora viver no exterior com seu marido diplomata.
Especulações sobre a bela escritora se firmavam como uma espécie de lenda, até que ela, tempos depois, retorna ao Brasil.

"Uma leitura estilosa, cheia de 'glamour'' , como afirma Benjamim Moser.

Para um gênero literário que exige, além de criatividade, precisão e cadência, a obra, logo que publicada nos Estados Unidos, foi consagrada, chamando a atenção da crítica local e sendo aclamada pela imprensa internacional, entrando inclusive para a lista dos melhores livros no ano de 2015.

A leitura dos contos obtidos na obra propicia àquele que se dispõe a conhecer sua escrita, a identificar sua visão da literatura enquanto arte, além do reconhecimento tangível do seu ser enquanto mulher.

Em Todos os Contos há a possibilidade de identificarmos as mais diversas facetas dessa que escreveu e nos deixou seu legado com a mais sublime perfeição. Como um retrato de sua vida: do florescimento de uma jovem cheia de amor pela vida assim que começa a escrever, iniciando-se como artista, a esposa e mãe em seu gradual amadurecimento, passando pela velhice, a enfermidade e seu fim...




http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/literatura/clarice_lispector/arquivosliterarios_clarice_Lispector.html 



Num período em que a escrita também prevalecia-se aos homens, considerou-se inclusive em certa ocasião que Clarice pudesse ser uma espécie de codinome para um escritor. 

Uma mulher a frente de seu tempo, que não cessou ao mencionar em seus contos, por exemplo, sobre o papel feminino na sociedade, já naquela época.

A linguagem contida em seus contos são singulares. Independente de nacionalidade, a riqueza  das palavras e o dom de "enfeitiçar" leitores de suas histórias traduz-se talvez pela perfeição. Ainda segundo Benjamin Moser,  tem a sensibilidade de virar "as palavras pelo avesso". Entretanto, jamais sem perder a elegância pela qual nos conduz dentro da literatura!

Seu primeiro conto na obra, "O Triunfo" será também o primeiro lido por nós, que convidamos vocês a se juntarem conosco!

Do amor pela literatura e da admiração pela escrita de uma das mais brilhantes escritoras de todos os tempos surge a inspiração por lermos e debatermos contos da obra Todos os Contos
Acompanhem-nos através da #12 MesesComClarice2019! Será um prazer!






4 comentários

  1. Muito feliz por participar desse projeto lindo! Já me encantei logo no primeiro conto! Agradeço demais o convite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, que bom que está gostando! Logo teremos mais de Clarice e não vejo a hora de poder compartilhar de mais leituras com o Blog Sobre a Leitura! Beijos carinhosos!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu não sabia que vocês estavam fazendo esse projeto tão lindo, se soubesse teria pedido para participar também, porque, amo conhecer a escrita de autoras e, também tenho essa edição da Cosac na estante.

    Parabéns pela iniciativa e, estou ansiosa para ler as considerações de vocês para os primeiros contos!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane! É só me chamar para conversarmos! Está sendo um projeto tranquilo, sem pressa de ler, até mesmo porque 12 meses com a leitura desse livro, não leremos todo! A ideia aqui é sentir, curtir e apreciar a escrita dessa mulher incrível que foi Clarice Lispector!Feliz por saber que se interessou! Qualquer coisa é só chamar!
    Beijos!

    ResponderExcluir