05/2019: A POÇÃO SECRETA


"Uma pequena gota de sangue brota onde a ponta da faca pressiona a ponta do seu dedo. Ela o encosta na boca de um frasquinho de vidro e vê quando a gota cai, fazendo o líquido, no fundo, passar de rosa para um azul-escuro profundo. Estranho. Sempre achou que uma poção do amor ficaria vermelha, não azul".




Olá, como estão? A resenha que hoje apresento para vocês é de um livro que adorei ler no fim do ano passado junto de um grupo de leitura ao qual faço parte, o grupo de  Leitura Coletiva do Allex Nascimentto , que inclusive tem post recente aqui no Café com Leitura Blog
Foi um troca de experiências muito gostosa para mim poder estar conhecendo uma leitura que foi diferenciada, porém uma aventura literária e tanto!




Título Original: A Poção Secreta - Diário de uma Garota Alquimista

Autora: Amy Alward 

Ano: 2017


Páginas: 368


Editora: Jangada

Sinopse:

A Princesa do Reino de Nova toma acidentalmente uma poção do amor, e se apaixona por si mesma! Para encontrar o antídoto que possa curá-la, o rei mobiliza todos numa expedição chamada Caçada Selvagem. Competidores do mundo todo saem em busca dos mais raros ingredientes em florestas mágicas e montanhas geladas, enfrentando perigos e encarando a morte para encontrar a fórmula da poção secreta. Dentre eles, está Samantha, uma garota comum que herdou dos seus ancestrais alquimistas o talento para preparar poções. Esta pode ser a oportunidade para reerguer a decadente loja de poções da família, afinal o mundo todo estará acompanhando a Caçada nas mídias sociais. Será que ela conseguirá descobrir a cura e salvar a Princesa?


Samantha Kemi é uma jovem aprendiz de alquimia com seu avô, que leva a Loja de Poções Kemi adiante mesmo com muita dificuldade.


A Loja de Poções Kemi é uma das últimas boticas resistindo à concorrência com as grandes farmácias que existem atualmente em Kingstown.

Sua mãe faz parte da classe dos Talentosos, pois é capaz de canalizar magia por um objeto. Seu pai é, diferentemente, um motorista de ônibus. Considerado "um comum", assim como Sam também se auto-julga ser. Já sua irmã Molly, assim como sua mãe, também é uma Talentosa. Molly é vista como a esperança da família.

Ao sair para um concerto com sua melhor amiga Anita, Sam é surpreendida com uma repentina convocação do Rei de Nova para que vá ao Grande Palácio. Aceitando, é transportada por Renel Landry, o conselheiro da Família Real.

Com a vida da Princesa Evelyn em risco considerado mortal, alguns dos alquimistas de Kingstown participariam de algo até então extinto na realeza, salvo em ocasiões especiais: as Caçadas Selvagens.

Seu avô Ostanes coloca-se contra, mas Sam tem o apoio de Kirsty, a Coletora da família Kemi.


Assim, com o consentimento de seus pais, a menina alquimista parte em uma grande aventura em companhia da Coletora e de seu diário de poções.

"Então coloco na mochila o item mais importante: o meu diário de poções. É um caderno brochura grosso, com uma capa de couro marrom resistente. É de longe o meu bem mais precioso. Nele estão todas as minhas anotações sobre os ingredientes, todos os meus sonhos sobre poções novas e diferentes. É o meu cérebro em forma de papel".

Em tempos memoráveis, Os Kemi eram os alquimistas reais, até perderem o posto em uma das Caçadas para Zoro Aster. Com o passar dos anos, os sintéticos, especialidade do ZA (Zoroaster Corp), foram tomando o lugar do uso dos ingredientes naturais. 

Os Kemi resistem como uma das poucas famílias de alquimistas, porém a situação financeira da família foi, aos poucos, decaindo. 

Desvelando-se e reencontrando os fatos sobre a última caçada e o embate entre  Zoro Aster e Cleo, bisavó de Sam, o leitor pode ter acesso a uma outra possível versão dos fatos no que diz respeito à cura da Rainha Valeri II e a fundação da grande empresa de sintéticos, o que levou a decadência dos Kemi.

  • Será que uma farsa poderia ser desvendada?

A autora delineia o texto de maneira que consegue prender o leitor a cada capítulo tranquilamente. Aliás, diga-se de passagem, capítulos não tão grandes, o que confirmam a fluidez.
Outro ponto notavelmente bem tratado na trama são os diferenciais entre a importância do uso dos produtos naturais e a facilidade com que os sintéticos passam pela vida das pessoas com o passar dos tempos em Kingstown, algo que facilmente nos leva a reflexões sobre tais questões até mesmo em nosso cotidiano, mesmo que não percebamos. Afinal, hoje vivemos em uma geração que prioriza cada vez mais a saúde e a valorização da natureza. No que refere-se à alimentação, o uso de produtos o mais naturais possíveis.
A história dá-se entre contos que perpassam das realezas ao moderno e o contemporâneo.

Desta forma, Amy Alward  em seu livro nos transporta a análises entre o ir e o vir, do tradicional ao contemporâneo:

ingredientes naturais                  versus          sintéticos;

boticas                                            versus          mega centros farmacêuticos (laboratórios);

diários, muitas anotações           versus          tablets, notebooks;

palácios, castelos                          versus           arranha-céus.
"Sempre pensei que o legado dos Kemi era ficarmos presos ao passado, enraizados nos nossos antigos costumes. Ligados a nossas tradições, como se fossem hera-eluviana em torno dos nossos corações. Mas e se isso não fosse verdade? E se ser um Kemi significasse ser conhecido pelo progresso, pela inovação? (...) Minha bisavó tinha percorrido todo o caminho montanha acima mais de cem anos atrás, sem os suprimentos e equipamentos modernos. Ela tinha sido uma aventureira, uma heroína".
Em A Poção Secreta podemos ver uma história de grandes aventuras, além de persistência, resistência ao novo em detrimento do tradicional, mas nos trazendo a vontade de brigar pelo que se acredita, buscando respeito e confiança entre os demais à nossa volta.

Além de A Poção Secreta, o leitor pode adquirir, também publicados pela Jangada, os livros A Poção Mortal e A Poção Perdida.

Embora eu tenha lido a história em final de 2018, esse foi o livro selecionado para a Leitura Coletiva no mês de fevereiro de outro grupo que participo, o da Marcelli, do instagram literário EntreLinhas Livros . Uma ótima pedida!


Imagens cedidas pela organizadora do EntreLinhas Livros
Sobre a autora

Amy Alward é uma autora inglesa Secreta que descobriu seu talento para escrever quando era diretora editorial de uma grande editora de livros infantis. Em 2013, foi apontada pela revista Bookseller como uma estrela em ascensão na cena literária. Seu romance de estreia, intitulado The Oathbreaker's Shadow, foi indicado em 2014 para o Prêmio Branford Boase na categoria melhor livro de estreia de literatura jovem do Reino Unido. 




Bom gente, espero que tenham gostado, assim como eu, de se viajar nessa aventura magnífica! 
Se ainda não leram, que esta resenha seja o pontapé inicial para a leitura dessa trilogia!

Beijos literários!





              Skoob

14 comentários

  1. Oiee!!

    Quero muito ler!
    Acho a capa linda e o enredo é bem chamativo. Eu estava justamente pensando no uso de produtos naturais, que sou muito adepta.
    Amei a foto com a cachorrinha.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito dinâmico! Tenho certeza que irá amar!
      Esta é a Cindy, o meu amorzinho!
      Vez ou outra ela passeia e participa como uma de muitas colaboradoras aqui pelo "Café"! Rsrsr! Grata pelo carinho de estar sempre por aqui, amiga!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, quero muito ler esta trilogia, acho as capas uma fofura. Gostei muito da sua resenha, as fotos​ ficaram linda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia confesso que não! tenho essa dificuldade por estar engajada em muitos projetos e parcerias ao mesmo! Mas por esse livro eu já consegui sentir o gostinho de como é a continuidade! Em oportunidade, quero muito ler os demais!
      Adoro quando passa por aqui! Grata! Beijocas!

      Excluir
  3. Amei o post!💜 E adorei ler sua resenha do livro. Estou querendo muito ler esse livro. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Leia sim e depois passa aqui de novo para me dizer o que achou! Tenho certeza que irá adorar! Beijos!

      Excluir
  4. Oi! Tudo bom?

    Li uma resenha desse livro bem recentemente, provavelmente de alguém que também estava associado à leitura coletiva, e foi a primeira vez que ouvi falar sobre ele. Achei a história muito interessante e me chama demais a atenção essa discussão do natural versus o sintético - até porque é muito do que vivemos hoje, né? As grandes indústrias farmacêuticas lucrando horrores enquanto pequenos grupos tentam fazer a resistência com os produtos naturais, cada dia mais populares... Enfim, uma leitura certamente desejada! Ótima indicação.

    Literalize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido um material muito bem divulgado! É uma trilogia bem bonita e de uma leitura bem gostosa! De fato, uma das primeiras questões que me chamou a atenção foi a diferenciação entre o ontem e o hoje, além de sintéticos X naturais. Achei que a autora usou e abusou muito bem dos temas abordados! Espero que leia e goste! Beijos!

      Excluir
  5. Quando li poção e secreta decido vir ler esse post rss pois essas palavras me chamam a atenção. Adoro tudo que envolve poções, magia, medicina alternativa.
    Adorei a resenha do livro, mas não conhecia, mas também confesso que os únicos livros que li que tinha mais que um e que eu não queria que acabasse nunca foi Harry Potter rs, todos os outros achei que tinha uma certa enrolação.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana eu ter te estimulado a conhecer a história através da resenha! Fico feliz! afinal, atingi a meta! ;)
      Sobre leituras com magia, fantasia... adoro! Mas confesso nunca ter lido Harry Potter! rsrsr
      Grata por estar aqui! Volte sempre!

      Excluir
  6. Eu sou doida com esse livro desde o lançamento mas ainda não consegui comprar. Tenho certeza que vou amar muito esse livro <3

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só comprei esse, pois iria ler com o grupo. Caso compre, volte e me diga o que achou! Adorarei puxar o banquinho e papear sobre o livro com você e uma xícara de café na mão!
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu quero muito ler esse livro, estou namorando faz tempo, só passeando pelo meu IG *-*

    Aceita Café?
    @aceita.cafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então, em oportunidade, leia! Creio que irá amar!
      Ador quando te vejo por aqui!
      Beijos!

      Excluir