PROJETO LENDO CLÁSSICOS - "OS MISERÁVEIS"

Oi, oi!!! Como estão? Lendo bastante? 
Eu já programei diversas leituras para esse ano. Dentre elas, participo de alguns grupos de leituras coletivas e estarei apresentando para vocês aqui essas propostas literárias. 
Que tal?  






Ao ser convidada pela querida Janeh, organizadora do Instagram literário Nós Literários, me espantei, ponderei, mas confesso que fiquei encantada com a possibilidade de ler esse calhamaço de apenas 1512 páginas! Hahaha! E vocês deveriam fazer o mesmo, pois junto de nós estarão outros Instagrans e blogs literários incríveis participando dessa leitura que inicia-se hoje, 07 de janeiro de 2019, com previsão de encerramento em 25 de maio desse ano. Vai ser incrível!




Conversando com a Janeh, ela nos trouxe várias informações bem bacanas sobre o projeto, que está inclusive com cronograma bem elaborado, super organizado, para ninguém se atrapalhar durante a leitura! Vamos ler o que ela nos tem a dizer?! ;)


"Por que ler Os Miseráveis? Os Miseráveis é uma das principais obras do escritor francês Victor Hugo, ela foi publicada em 1862, é um clássico da literatura francesa, no qual expõe a filosofia política de Victor Hugo. A obra  retrata principalmente a desigualdade social e a miséria decorrente vivida na França em pleno século XIX, e, por outro lado, ela também nos trás o empreendedorismo e o trabalho desempenhando uma função benéfica para o indivíduo e para a sociedade neste mesmo século. A mesma obra retrata também o conflito na relação com o Estado, seja pela ação arbitrária do policial ou pela atitude do revolucionário obcecado pela justiça.

Se pararmos para observar atentamente, este romance nos faz refletir bastante ainda sobre o nosso século atual, pois vivemos diariamente uma política, seja ela econômica, social, cultural, racial ou até mesmo de gênero. Decidi ler esta obra neste momento porque é oportuno e necessário, pois o nosso PAÍS passou recentemente por mudanças de governo e consequentemente de conceitos políticos também. A obra do Victor Hugo nos faz pensar e refletir sobre Revolução, sobre lutas, mudanças, trabalho e principalmente sobre os movimentos de base e sociais. 

Nos próximos meses iremos conhecer a França, o berço da Revolução Francesa, iremos também conhecer a miséria de forma nunca vista por nós, mas que por meio dos personagens desta história poderemos viajar para este universo e sentir o que de fato a sociedade francesa passou ao longo do século XIX.

Espero que gostem e sintam-se convidados a embarcar comigo nesta grande história. Obrigada!"

Janeh 
(Organizadora do Instagram Literário Nós Literários)






É válido ressaltar que o cronograma elaborado pela querida Janeh dá-se com base nas três edições publicadas. Eu comprei a da Martin Claret. 

Inclusive, convido vocês a assistirem ao vídeo que preparei com carinho no IGTV do @cafe_com_leitura, lá no Instagram. 
Que tal darem uma passadinha por lá? ;)

Bom, por hoje é isso, pessoal! 
Espero que tenham gostado dessa dica literária fantástica para começarem muito bem o ano! 
Convido a todos para participarem conosco!Será um prazer! 

Para isso, basta preencherem o link que consta na bio do Instagram Nós Literários e juntarem-se a nós na #LendoOsMiseráveis2019!
A gente se encontra lá! 


Boas leituras e um Feliz Dia do Leitor!











3 comentários

  1. Os miseráveis é de fato uma obra de grande valor da literatura mundial. Confesso que sempre adio a leitura por se tratar de um calhamaço mas a importância dele é indiscutível.
    Mal posso esperar para saber mais detalhes sobre a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu estou muito feliz por estar engajada nessa proposta! de verdade!Ao contrário do que muitos pensam, é uma leitura deliciosa, e que não cai em desuso, pois muito conseguimos assimilar às vivências das sociedades atuais! Grata por estar aqui comigo! Beijos!

      Excluir
  2. Essa foi uma das melhores leituras que fiz na vida!! Pela força dos personagens, seus dramas, a sociedade retratada e as reflexões que proporciona. Maravilhoso!
    Depois quero saber o que achou.

    bjs

    ResponderExcluir