03/2019: TUDO QUE ACONTECE AQUI DENTRO




" Se eu fizer um café você me acompanha? Acompanho e prometo que coloco um pouco mais de açúcar se sentir que a gente tem amargura demais entre a gente, prometo que faço o possível pra não deixar a gente esfriar enquanto passo a caneca de uma mão para a outra. É incrível como você consegue me fazer sorrir até num simples café, como você dá um jeito de nos encaixar em cada detalhe para me mostrar que a vida é bonita também."




Vejam se não é lindíssima a forma como eu inicio a resenha de hoje!
Uma obra que comprei e li de um dia para o outro! Um presente que resolvi me dar, e que a Faro Editorial nos presenteou no ano de 2018, ao publicar o livro Tudo que Acontece Aqui Dentro, do escritor brasileiro Júlio Hermann.


Bom, então vocês já sabem qual o livro será resenhado hoje, não é mesmo? 
Bora pra resenha!




Título Original: Tudo que Acontece Aqui Dentro

Autor: Júlio Hermann

Ano: 2018

Páginas: 192

Editora: Faro Editorial




Sinopse:


Amar é afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando.Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar "São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”.Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.



Já em janeiro posso me adiantar e dizer que é uma das mais lindas aquisições literárias que me atrevi a realizar! Uau!

Como diz o escritor  Daniel Bovolento, logo no inicinho do livro, Júlio Hermann nos propõe uma "... jornada ao centro de nós mesmos".

Tudo que Acontece Aqui Dentro  é um livro que nos preenche com lindas crônicas, fatos que o próprio autor viveu em alguns de seus romances e que nos permitem nos identificar, em algumas situações, além de nos envolver a tal ponto que nos misturamos em suas emoções. 








São leituras rápidas, porém muito gostosas.
Consegue nos trazer a percepções como a mudança no jeito de ser conforme o tempo passa, a cada relacionamento, a cada realização amorosa, a cada decepção amorosa... 

Ainda sobre essas transformações que vamos passando ao longo dos amores que passam por nossa vida, nos permitimos analisar atitudes em momentos distintos com relação a:

  • Amor;
  • Felicidade por amar e ter alguém a compartilhar sensações;
  • Dor;
  • Medo de rejeição...
  • As incertezas, os "talvez"...


E com isso, nos permite reflexões, por exemplo, sobre atitudes que deveríamos ter tomado para mudarmos o rumo da nossa história, mas que acabamos não fazendo.




"Me disseram, veja bem, me disseram lá no início que não valia a pena amar. Mas amor é tudo o que eu levo depois de precisar desconstruir uma realidade inteira durante o caminho".







O dom de nos encantar com o lindíssimo uso das palavras foi algo que me comoveu já na primeira página do livro do escritor Júlio Hermann .
Para ser sincera, não houve nada, absolutamente, que tenha me desestimulado a ler! 
Uma diagramação perfeita, textos incríveis (da capa nem falo nada, pessoal! Uma das mais lindas que já vi!). 
As ilustrações são graciosas, com trechos marcantes de cada crônica e/ou experiência amorosa.

A playlist que ele nos apresenta é uma delícia!Para todos os gostos musicais! Vai de Guns n' Roses a Shawn Mendes, Katy Perry, Rihanna Avril Lavigne, Ed Sheeran, Tiago Iorc, Adele, Beyoncé, Adam Lambert...


"Esqueci de trocar a data no calendário antes de tudo acabar".


Em suma, em Tudo que Acontece Aqui Dentro há textos belíssimos. 
Textos de amor e paixão. Aqueles que até podem revelar mágoa, ou algum tipo de dor, ou perda, revolta, quem sabe? Entretanto, com um uso magnífico das palavras, algo que eu, particularmente valorizo e muito.

Não costumo colocar minhas opiniões tão explícitas em resenhas, devo confessar. Porém, esse livro em especial me proporcionou essa liberdade, o que sou grata ao autor! 

E por falar em gratidão, nós leitores devemos ser gratos com a  Faro Editorial  por nos propiciar um livro tão bonito, da capa à última página!




"Se eu pudesse deixar um conselho: se atira, gente. Se atira, que é  melhor encarar um naufrágio do que o espelho toda manhã, convivendo com o que não é e poderia ter sido, só que não tentamos para saber. Se atira , que lá embaixo, nas profundezas, o mar é mais bonito.











 Tudo que Acontece Aqui Dentro pode até nos trazer alegrias, ou tristezas...
...mas provoca POESIA em seus textos!



Sobre o autor:



Júlio Hermann não tem medo de colocar o dedo na garganta e vomitar cada uma das coisas que sente e pensa. Conversa sobre amor e comportamento com veemência, separando cada umas das coisas que sente em fragmentos que são capazes de o expor de peito aberto a quem o lê.
Gaúcho, escritor e jornalista, escreve sobre cada pequena coisa que a gente sente e não diz, todo pequeno detalhe que guardamos no peito com medo de se expor demais para as pessoas lá fora.
Dizem que suas histórias são dos outros, mas a verdade é que coloca uma fibra de seu coração em cada frase que escreve. Escreve porque sente, porque um anzol puxa cada um de seus órgãos, e usa a arte como salva-vidas.
Escreve por amar demais, fala por amar demais a vida e cada uma de suas facetas. Usa cada uma das formas de se expressar pra mostrar aos outros as coisas pelas quais acredita que vale a pena lutar. Carrega uma fé particular de que não existe nada mais poderoso do que a cada palavra escrita.
Como jornalista, possui uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro no currículo. Na literatura, publica ao lado de alguns dos mais importantes jovens autores do Brasil.
Produz conteúdo literário, informativo e institucional, ministra palestras e acredita que todo rosto pode contar uma história interessante, desde que resolva conta-la de peito aberto. Você pode saber mais sobre isso na aba de contato.



Fontes: Faro Editorial
             Skoob



E aí, me digam se é ou não é um livro gostoso de se ler e se apaixonar?
Já leram o livro? Se não, fica aí uma dica literária a se anotar!
Quero ver a interação de vocês por aqui!

Beijos literários!





4 comentários

  1. Oi Ana CLáudia!
    Eu estou apaixonada com a edição desse livro, vi ele ao vivo a primeira vez acho que na bienal, mas como estava me segurando para não gastar feito uma louca lá, acabei não comprando. Mas a Faro realmente arrasou nesse livro! <3
    Adorei a resenha, senti sua empolgação com a leitura do lado de cá e, claro me fez colocar esse lindo na lista de desejos!
    Que essa leitura inspiradora marque um ano cheio de experiências literárias maravilhosas pra você! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, eu te digo que de fato fiquei muito empolgada com essa leitura! Amei de verdade! Tenho sim muita fé depositada em meu coração que 2019 será um lindo ano ao café com Leitura e te desejo o mesmo!!! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Ana! Nem preciso dizer o quanto estou encantada com esse livro e sua resenha, né? Amo enredos que envolvam música e esse livro em especial parece trazer muito aprendizado. Não o conhecia mas certamente depois dessa resenha o adicionei à minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?! Que alegria! acho que me apaixonei tanto pela possibilidade de uma linda leitura que contagiei a todos em minha volta! Isso é maravilhoso! Quando puder, leia sim! garanto que não irá se arrepender! Beijos!

      Excluir