Menu

domingo, 26 de agosto de 2018

Resenha 15: "Manu,Ela"


Olá, bookworms! Hoje o post para mim é especial! 

Em 1° de junho deste ano eu recebi da blogueira Andy, do @booksandcandies o convite para participar do projeto de leitura do livro "Manu, Ela", do autor brasileiro Marcos Gallão . Eu aceitei e ela logo me colocou em contato ele. Conversamos, me interessei pela proposta da obra e comecei a participar. 

Ao ler o livro em julho, fiquei tão encantada que lhe propus trabalharmos com a divulgação da obra no Semana Adote um Autor Nacional, projeto que já apresentei à vocês aqui em outra oportunidade. Assim, durante toda a semana trabalhamos com materiais que norteassem um belo trabalho de apresentação da obra para vocês, queridos leitores.






Desta forma, hoje convido vocês a conhecerem mais um pouco de "Manu, Ela" através da resenha que preparei com carinho!


Sinopse



Em uma idade de mudanças de paradigmas em sua vida, ela se sente sozinha: só quer escutar seus CDs e comer seus chocolates. Tudo parece inalteradamente chato, até que ela reencontra Manu: uma amiga de infância que havia trocado de colégio. Junto com Manuela, vêm grandes descobertas, uma abertura de possibilidades, uma troca de expectativas e até, quem sabe, um primeiro e grande amor.
O livro de Marcos Gallão é um clássico romance de formação com um sabor agridoce. Com os dramas da adolescência de quem cresceu nos anos 2000, a protagonista nos leva a descobrir os diversos sabores dos relacionamentos, onde as barreiras da amizade e do amor se dividem e se encontram em um mix da revolução e da lembrança, ainda presente, de antigos preconceitos.

O livro apresenta a temática LGBTQ+ para jovens de todas as idades, que encaram a vida com sensibilidade e empatia.









Título Original: Manu, Ela
Autor: Marcos Gallão
Editora: Autografia
Páginas: 193
Ano: 2018









Anna Beth é uma menina de 15 anos que vive com seus pais, como em qualquer família comum. Seu irmão está na faculdade e ela, talvez pela idade, ainda encontre-se cheia de dúvidas...

... dúvidas sobre a escola, sobre o que vestir, sobre sua cor preferida, dúvidas sobre seus pais...

... dúvidas sobre a vida...

Mas Anna tem um vício saboroso: CHOCOLATE!

Gosta de música, adora CDs, de admirar as artes das suas capas, e não se interessa muito por redes sociais.

Anna Beth tem dificuldades com amizades, não se reconhece nas preferências das meninas de sua  idade na escola, e  acaba se sentindo deixada de lado. Até que um dia, na estação de metrô, sua melhor amiga de infância a reencontra: Manuela

Manu havia estudado com Anna Beth na infância, tendo de sair da escola para estudar em uma escola pública , o que as afastou por seis anos.

Diferente de Anna Beth, "Manu" é espontânea, consegue deixar a amiga sem jeito de forma prazerosa. Enquanto Anna gosta de música e de chocolates, Manu gosta de maquiagens.

O reencontro das duas havia sido tão bonito, tão mágico, que Anna passou a olhar as pessoas à sua volta com outros olhos, olhos mais coloridos, sem tantas dúvidas e algumas tristezas.






A trama aborda com carinho e cuidado os questionamentos dessa fase da vida por meio do dia a dia de Anna Beth, a protagonista. Aborda as indecisões, a sexualidade, amizades, questões familiares...

Apontamentos e desapontamentos sob o olhar de uma menina de 15 anos. Descobertas, transformações, hormônios, cheiros, café, chocolate, amizades, família, amor...

... RESPEITO!


Como o próprio autor descreve, um "romance agridoce", jovial, sublime e que te faz se encantar com Anna Beth, Manuela e seus amigos.

O autor Marcos Gallão soube muito bem abordar essa fase da vida tão delicada que é a adolescência, com as incertezas e inseguranças, além da curiosidade de cada personagem, bem como as vivências familiares, o que nos aproxima ainda mais da história, querendo ler o quanto antes possível e não querer que a história se acabe. 

O autor nos traz ainda uma narrativa leve, com vocabulário tranquilo e uma leitura fácil, não pesando nos detalhes e trazendo tranquilidade ao ledor na hora de ler.






Na forma como nos apresenta a temática LGBTQ+, tema em alta, mas que muitos não conseguem alcançar uma boa abordagem, Marcos Gallão nos oferece sua obra com leveza e sutileza.


Sobre o autor



O paulista Gallão, nascido em 15 de junho de 1989, mora atualmente em Milão e se aventurou por diversas áreas acadêmicas e profissionais até encontrar um de seus grandes amores, a escrita. Ex-estudante de publicidade, administração, Nutrição e Turismo, Marcos também trabalhou 10 anos com administração e como tatuador. Agora, com 29 anos se dedica à escrita. “Manu, ela” é seu primeiro livro.





Redes sociais do autor:

https://www.instagram.com/gallaomarcos/

https://www.instagram.com/livro_manuela/


Para compra do livro "Manu, Ela", que está em fase de pré-lançamento, vocês também podem acessar os seguintes links:


http://www.autografia.com.br/loja/pre-venda-manu,-ela---os-livros-serao-entregues-na-primeira-semana-de-setembro/detalhes

https://www.livrariacultura.com.br/loja/livraria-cultura-conjunto-nacional-2000003/evento/lancamento-do-livro-manu-ela-de-marcos-gallao-6015363


O lançamento do livro "Manu, Ela", de Marcos Gallão, acontecerá em 26 de setembro deste ano na Livraria Cultura. 

E aí, gente? O que acharam das premissas sobre a linda história de Anna Beth e Manuela sob os olhares do Café com Leitura Blog? Espero que tenha conseguido cativar ainda mais vocês, leitores, nessa aventura adolescente!

Aguardo aqui o carinho e a opinião de vocês, que com certeza será importantíssima não só para o meu trabalho, mas também para o trabalho do autor. Para isso, sigam as redes sociais do "Café" e de Marcos Gallão também!

Mas não pensem que acabou, pois teremos mais de Marcos Gallão e sua "Manu, Ela" a qualquer momento aqui no "Café"! Aguardem!

Abraços literários!