Menu

terça-feira, 10 de julho de 2018

Projeto Semana Adote um Nacional







Olá, bookworms! É com muita alegria que venho aqui hoje conversar um pouquinho com vocês sobre algo que tem gradativamente se tornado uma marca do Café com Leitura: "Apoio aos Nacionais"!
Simm!!! Quando comecei o igblog, lá no Instagram, aos pouquinhos, como todos devem saber, a gente vai direcionando melhor o caminho que queremos traçar. E projetos já eram algo que tinha em mente. Dois que me chamaram a atenção foram o Grupo de Apoio aos Nacionais, do @pinguimliterario e @mnlucena (que em breve estarei apresentando aqui também), e o Semana Adote um Autor Nacional, da Duda, do @epifania_literaria. De imediato tentei me engajar em ambos. Estou indo para a quarta edição de cada um deles, não é legal? Assim, a gente conhece muita gente boa que só deseja um lugar ao sol em meio a tanta concorrência. Gente que se expressa muito bem, que tem boas ideias, ótimas histórias,  que com uma forcinha tem a possibilidade de lançar-se ao mercado e a nós leitores oferecer bons conteúdos. 

Hoje falaremos então da Semana Adote um Autor Nacional, que tem hashtag própria (#semanaadoteumautornacional). Marcando-a, vocês conseguirão ter acesso a  vários instagrans literários que participam, bem como aos autores e suas respectivas obras "adotadas".

Amostras das edições do projeto participadas pelo @cafe_com_leitura.


Perguntei à Duda,  do @epifania_literariaa quem devo agradecer aqui hoje pela belíssima participação e  por prontamente me ajudar, um pouquinho mais sobre essa bela proposta, como forma de oferecer um embasamento maior a vocês. Vamos observar o que ela escreveu:


" 'Semana Adote um Autor Nacional' é composta por sete dias com perfis literários do instagram. Cada um lê durante o projeto uma obra da nossa literatura e vamos comentando de maneira diferente a cada dia com sinopse, quotes, playlist e muito mais, finalizando tudo com resenha recheada.
A ideia é dar visão as novos escritores que estão se abrindo no mercado literário. Ser escritor não é fácil. Exige criatividade, paciência, trabalho duro e muita coragem para criar algo e expor, compartilhar com os demais.
Infelizmente, sabemos também que não são todos os leitores que estão dispostos a embarcar ou procuram novos autores e obras. Entre nacionais e estrangeiros, a cada dez pessoas, sete preferem a segunda opção sem pensar duas vezes.
Temos milhares de talentos que só precisam do seu voto de confiança para dar mais um grande passo. De igual para igual e juntos por um todo. Afinal, todos buscam o seu espacinho a luz do sol, não é mesmo?
O projeto se iniciou em julho de 2016 com ideia de ter somente uma edição, entretanto a receptividade foi tão boa que apareceram novos participantes e o cronograma foi se adaptando, procurando sempre demonstrar o melhor dos livros lidos. O pré-requisito principal é dar uma chance das pessoas conhecerem uma obra nova, tanto que preferimos sempre livros não muito conhecidos. É muito gratificante ver o modo como leitores e autoras receberam a ideia.

Adotar é uma prova de amor. Vale a pena adotar um livro, por que não um autor também? Pode se surpreender!"


Projeto maravilhoso, não acham?
Vamos conhecer os autores adotados pelo @cafe_com_leitura nos meses participados esse ano? Vamos lá!

ABRIL:  Duquesa da Ferschutte, da autora Amanda Abreu;




MAIO: A Vida é Uma tarde de Chuva, de Carlos Henrique Abbud e Flávia Gonçalves;




JUNHO: Desejo de Vingança, de Ls Morgan.




Para Julho, segundo a organizadora,  a Semana Adote um Autor Nacional tem previsão de acontecer entre os dias 22 a 28. Então, fiquem ligados que os igs participantes já estão começando a apresentar suas propostas e com certeza muita gente criativa e talentosa estará a mostra em toda esta semana! É claro que o Café com Leitura Blog já tem autor e obra escolhidos! Fica aí um suspense!


Edições de abril, maio e junho participadas pelo @cafe_com_leitura


Além do Grupo de Apoio aos Nacionais e da Semana Adote um Autor Nacional, estou me engajando em mais um projeto com o mesmo intuito, chamado "Queremos Livros Nacionais", em que a Karine, do @ciadeescrita, me convidou a participar e a auxiliá-la na organização e divulgação. Em breve ele estará sendo detalhado aqui também!. O projeto se iniciará no próximo dia 13. Acompanhem!
Só para lembrar, os banners desses projetos estão aqui no blog!

E então, gostaram do post de hoje? Conhecem mais projetos desse tipo para nos apresentar? 

Como disse no início, ainda apresentarei mais a vocês, então acompanhem as redes sociais do @cafe_com_leitura, ok? Até mais!







Agradecimentos à Duda, do @epifania_literaria !