Menu

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Resenha 07: Um de Nós Está Mentindo

  
                       RESENHA: Um de Nós está Mentindo






Título Original: Um de nós está mentindo
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Páginas: 384









"A morte misteriosa de um estudante do ensino médio. Quatro colegas de turma com segredos. Quando a polícia não chega a lugar algum, o que virá a seguir? "




Foco da trama, o que de imediato pode-se notar é que motivos, aparentemente todos tinham...

A verdade é que a obra Um de nós está mentindo, de Karen M. McManus, tem sido um sucesso mundial, talvez devido à irreverência, ou até mesmo pela forma como o tema, voltado para todos os públicos, cerca o leitor com apontamentos que os fazem refletir o tempo inteiro em busca de pistas sobre quem de fato assassinou Simon dentro de Bayview School.

Quatro adolescentes, que passam a ser conhecidos como o "Quarteto de Bayview", supostamente envolvidos, seriam então considerados suspeitos. Será que realmente um deles o matou? 

O que se sabe é que alguém poderia estar mentindo...
... ou será que talvez todos estivessem?



"Algumas pessoas são tóxicas demais para viver. Simplesmente são." 


Simon, aluno da Escola Bayview, tinha um blog, o "Falando Nisso", onde ele expunha os mais íntimos segredos de seus "colegas". Segredos esses que eram verdadeiros, e que "manchariam" o que cada um deles em particular entendiam como "reputação"

Algo que Simon e seu blog mostram é que nenhum deles é o que parece ser. Com tantos inimigos, é hipoteticamente assassinado, e sua morte deixa todos chocados com a fatalidade que se inicia dentro da própria escola, começando todos os mais próximos do aluno  a serem investigados.

Contudo, algo que acontece de curioso em meio às vivências dos personagens no dia a dia após a sua morte, é que alguém continua a utilizar o blog com o mesmo intuito que Simon, dando continuidade ao seu propósito, gerando ainda mais suspense, provocando muita intriga e curiosidade pelos corredores, mexendo intimamente com todos os citados nessas misteriosas postagens.

Dos investigados, o foco torna-se o quarteto: Addy, Bronwyn, Cooper e Nate, que estavam junto dele no momento do trágico acontecimento.






Addy  é a patricinha do grupo, talvez pela sua aparência, a garota mais popular da escola. Namorada de Jake, é a mais vaidosa, e que preocupa-se com a aparência física. Conforme o decorrer da história, ela vai amadurecendo, percebendo que certas coisas são mais importantes em detrimento de outras, transformando-se radicalmente e tendo uma reviravolta considerável no desenrolar dos fatos. 

Bronwyn é a menina rica, filha de um empresário latino e a aluna exemplar. A filha perfeita, que realizaria o sonho dos pais de ir para a faculdade de Yale. Tem uma irmã, Maeve, uma expert em tecnologias da comunicação que futuramente muito os auxiliará no decorrer dos acontecimentos.

Cooper é o atleta, que anseia uma vaga em uma das melhores universidades devido ao seu bom desempenho, e que foi posto sob suspeita após ter sido acusado de uso de  esteroides anabolizantes, tendo ainda um outro segredo memorável sobre sua conduta.

Nate vem de uma família destruída, espalhada pelo caos da bebedeira de seu pai,  alcoólatra, desde que sua mãe desapareceu no mundo. Cuida com zelo do último presente que lhe dera, um lagarto chamado Stan. Foi preso por tráfico de drogas.  É popular, embora considerado o "bad boy" do quarteto de suspeitos.


A cada capítulo, narrativas em primeira pessoa são descritas pelas personagens, dando ao ledor uma boa ciência do histórico de cada um, até mesmo para que este tire suas próprias conclusões sobre o possível assassino de Simon.

"O passado e o presente definham… 
já os enchi e esvaziei, 
Passo a encher minha própria dobra do futuro. 
Vocês que me escutam aí em cima! 
Algum segredo para me contar? 
Me encare enquanto assopro o discreto poente, 
(Seja sincero, ninguém está te ouvindo, só vou ficar mais um minuto.) 
                                                                                           Canção de Mim Mesmo



Por entre suspeitos e possibilidades diversas, a autora Karen M. McManus consegue envolver a nós leitores em uma inteligente trama de suspense, com intensidade nos fatos e muita criatividade. 

O desafio de "ligar os pontos" está lançado! Imaginação pode ser um das peças principais para desvendar quem matou Simon!

Você já tem o seu palpite? Conte aqui!




Karen M. McManus é Bacharel em Língua Inglesa pela College of Holy Cross e Mestre em Jornalismo pela Universidade Northeastern. Quando não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge, Massachusetts, McManus adora viajar com o filho. Um de Nós Está Mentindo é seu romance de estreia, que rapidamente alcançou os primeiros lugares da lista do New York Times.